BATALHA DE EGOS

 

 

GRAVAÇÃO DE DISCO HISTÓRICO QUASE NAUFRAGOU EM MEIO AS BRIGAS ENTRE TOM JOBIM E ELIS REGINA

"Gravar um disco de músícas de Tom Jobim... com Tom Jobim." Esse, era o desejo de Elis Regina para cortar sua carreira de sucessos na gravadora Phil!ps, Tanto que, quando a idé]a do projeto foi aceíta por Tom, Elis e seu marido, o produtor César Camargo Mariano, exigiram que a gravação fosse no melhor estúdio;do mundo, E lá se foi o casal, junto do produtor Aloysio de Oliveira, encontrar Tom nos Estados Unidos, em 1974. Gravaram.nos,melhores estúdios da California, os da MGM.

Não foi pequena a resisténc]a de Tom Jobim em gravar com Mariano, pois estava acostumado a tocar com os melhores músi­cos e instrumentístas dos Estados Unidos. Segundo o jornalísta e escritor Sérgío Cabral, os dois músícos t!nham divergências musíca!s sérías. Elis, alias, teria se desentendido com Tom, chamando-o de "velho" e "chato".

Mas, em vez de naufragar sob o peso da batalha de egos, o trabalho foi um grande sucesso. O disco Elis & Tom ajudou a alavançar a carreira de Elis, garantindo sua aceitação no meio mais nobre da MPB. No fim, Elis & Tom foi um disco feito nos Estados Unidos por brasileiros para brasíleiros. A versão de Águas de Março que ficaria ne memória de milhões nos décadas seguin­tes foi exatamente a que Tom gravou com Elis Regina naquele que é um dos melhores discos da MPB.


[da: “100 CANÇÕES ESSENCIAIS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA”, in rivista BRAVO!, numero speciale, maggio 2008]