TROPICÁLIA
Texto da contracapa do LP
a
SEQÜÊNCIA 5
CENA 3
INTERIOR, NOITE. PALCO MAL-ILUMINADO DE TEATRO VAZIO. A CÂMERA DESCREVE UM TRAVELLING LENTO PARTINDO DO FUNDO DA PLATÉIA ATÉ CLOSE DO ATOR QUE SE ENCONTRA AO CENTRO DO PALCO. OS PERSONAGENS ESTÃO VESTINDO BLUE JEANS E CAMISAS CÁQUIS. VÃO FALANDO À MEDIDA QUE A CÂMERA SE APROXIMA.
GIL - Está encerrada a sessão.
MOISÉS, CHARLES STARRET, ÁTILA (REI DOS UNOS), JOAN CRAWFORD (“THE WOMAN WHO LOVED JONNY GUITAR”, CF. “LA CHCNOISE”), ANNE FRANK & ROBERTO CAMPOS EM CORO: O Brasil é o pais do futuro.
CAETANO: Esse gênero está caindo de moda.
CAPINAN: No Brasil e lá fora: nem ideologia, nem futuro.
TORQUATO: Bacana. Está ótimo. Pode apagar.
CORTA.
SEQÜÊNCIA 5
CENA 4
EXTERIOR, DIA. CÉU DE CINEMA RUSSO (OU AMERICANO). PLANO GERAL. PERSONAGENS DISCUTEM ENTRE SI, MAS COMO ESTÃO DE PÉ SOBRE UMA BALAUSTRADA, OS POPULARES PENSAM TRATAR-SE DE UM COMÍCIO.
TORQUATO - Será que o Câmara Cascudo vai pensar que nós estamos querendo dizer que bumba-meu- boi e iêiêiê são a mesma dança?
GAL - Eu trouxe o SuperBoy bi, a Luluzinha, o Carinho, o Tio Patinhas, o Zé Carioca...
SEQÜÊNCIA 5
CENA 5
EXTERIOR, DIA CINZENTO. O MAESTRO ROGÉRIO DUPRAT NO ALTO DE UMA TORRE DE TV. AO FUNDO A CIDADE DE SÃO PAULO.
ROGÉRIO DUPRAT - A música não existe mais. Entretanto, sinto que é necessário criar algo novo. Ou melhor, sei que alguma coisa nova se cria e a partir daí o resto não me interessa. Já não me interessa o municipal, nem a queda do municipal, nem a destruição do municipal. Mas, e vocês, mal saídos do calor do borralho, vocês baianos, terão coragem de procurar comigo? Terão coragem de fuçar o chão do real? Como receberão a notícia de que um disco é feito para vender? Com que olhos verão um jovem paulista nascido à época de Celly Campello e que desconhece Aracy & Caymmi & Cia.? Terão coragem de reconhecer que esse mesmo jovem pode ter muito que lhe ensinar? (PAUSA) Sabem vocês o risco que correm? Sabem que podem ganhar muito dinheiro com isso? Terão coragem de ganhar muito dinheiro? Terão mesmo coragem de saber que só desvencilhando-se do conhecimento atual que têm das formas puras do passado é que poderão reencontrá-las em sua verdade mais profunda?
Por acaso entendem alguma coisa do que estou dizendo? Baianos, respondam.
A NOITE CAI, REPENTINAMENTE. ZOOM. SILHUETA DO MAESTRO AGARRADO À TORRE DE TV. ACENDE-SE A LUZ VERMELHA NO ALTO DA TORRE. OUVE-SE UMA VOZ AO LONGE, EM RESPOSTA AO CHAMADO DO MAESTRO.
ADROALDO RIBEIRO COSTA - (Voz off, longínqua)
- Enquanto nós cantarmos, haverá Brasil.
CORTA.
SEQÜÊNCIA 5
CENA 6
INTERIOR, NOITE. PAREDE AZUL, OS PERSONAGENS ENTRAM EM CAMPO, UM A UM, DIZEM SUAS FALAS E SAEM EM SEGUIDA.
TORQUATO - Pode dizer palavrão?
CAETANO - Vocês são contra ou a favor do transplante de coração materno?
SEQÜÊNCIA 5
CENA 7
EXTERIOR, DIA DE SOL. NARA E OS MUTANTES PASSEIAM DE MÃOS DADAS E PÉS DESCALÇOS NA AREIA. TODOS OS CABELOS VOAM AO VENTO. PRAIA DE IPANEMA.
NARA - Pois é... e Ernesto Nazaré e Chiquinha Gonzaga... e Pixinguinha...
OS MUTANTES - Pois é... e os Jeffersons’ Airplane e os MAMMAA&Papas... e ...
NARA - Pois é... e as pessoas se perdem nas ruas e não sabem ler e consultam consultórios sentimentais e querem ser Miss Brasil... e se perdem...
OS MUTANTES - E aquela distorção dá a idéia de que a guitarra tem um som contínuo... e até a boutique dos beatles se chama a maçã...
NARA - Pois é... falaram tanto...
CORTA.
SEQÜÊNCIA 5
CENA 8
INTERIOR, NOITE. TOM ZÉ, SOZINHO NO QUARTO, LENDO A ANTOLOGIA NOIGANDRES. PAPÉIS COM ANOTAÇÕES ESPALHADOS. ELE PÁRA DE LER, ANOTA ALGUMAS COISAS NUM PAPEL. PÁRA UM INSTANTE. VOLTA A LER. FECHA O UVRO E PICA PENSANDO. CÂMERA CORRIGE E APROXIMA-SE DO SEU ROSTO. CLOSE DE TOM ZÉ.
CORTA.
SEQÜÊNCIA 5
CENA 9
INTERIOR, NOITE. EXTERIOR, DIA ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO. NARA, GAL, GIL, CAETANO, TORQUATO, CAPINAN E OS MUTANTES, FRENTE AO MICROFONE, OBEDECEM AO MAESTRO ROGÉRIO DUPRAT. UNÍSSONO.
TODOS - As coisas estão no mundo, só que é preciso aprender.
CORTA.
SEQÜÊNCIA 5
CENA 10
INTERIOR, DIA. SALA DE UMA CASA EM NEW JERSEY. PLANO AMERICANO. CÂMERA IMÓVEL. JOÃO GILBERTO E AUGUSTO DE CAMPOS SENTADOS.
AUGUSTO - E o que é que eu digo a eles?
JOÃO - Diga que eu estou daqui olhando pra eles.