PHONO 73

Sobre a nova edição da Phono 73

Ricardo Moreira
Coordenador do projeto de reedição

O critério principal para o desenvolvimento desse projeto foi o de preservação do áudio e das imagens originais. O processo de recuperação visou realçar as características originais do material e minimizar o desgaste sofrido ao longo de mais de 30 anos.

O conteúdo dos tapes originais de 1/2' (4 canais de áudio) foi preservado: não utilizamos quaisquer recursos tecnológicos adicionais. O técnico de áudio Antoine Midani transcreveu os tapes originais analógicos para o ambiente digital, mixando seu conteúdo para o estéreo e o surround 5.1 que podem ser ouvidos no DVD. Carlos Savalla foi responsável por algumas das mixagens estéreo que complementam os CDs, observando os mesmos critérios.

O conteúdo de áudio desse projeto foi lançado originalmente em três LPs, entre maio e junho de 1973, e posteriormente reeditado em CD, em 1997. Agora, o material está disponível na íntegra em um CD duplo que preserva a ordem original dos LPs lançados há 32 anos.

A mesma diretriz foi adotada para o DVD Phono 73, com um diferencial importante: as únicas imagens existentes foram editadas em um formato fechado, impossibilitando a remontagem do material. O próprio produtor/ diretor original, Guga Oliveira, nos ajudou a recuperar tecnicamente o filme, mantendo a coerência que norteou todo o trabalho. A precariedade de algumas imagens e eventuais imperfeições técnicas perdem importância frente ao caráter .histórico do material agora editado em DVD.

Nosso maior desafio foi casar áudio e vídeo, uma vez que as imagens sofreram vários cortes de edição. Algumas apresentações começam na metade de uma canção; em outros momentos, as músicas foram editadas abruptamente ou sofreram pequenos cortes durante seu curso.

Outra particularidade é a ordem nem sempre cronológica com que as imagens foram editadas. Repare que a barriga de Raul Seixas mostra um símbolo em vermelho e somente depois o artista aparece fazendo o tal desenho em seu corpo. No episódio do desligamento dos microfones de Chico Buarque pela Censura, podemos ver o artista gritando (sem o áudio de sua voz) aos 12 minutos e 54 segundos do DVD. No entanto, sua voz só pode ser ouvida aos 13'19", desconectada à imagem do protesto, exibida momentos antes. Na apresentação de Gilberto Gil, ern "Meio de campo", foi praticamente impossível casarmos áudio e vídeo.

Todas as questões técnicas relatadas aqui não comprometem em nada o resultado final do trabalho de recuperação de 130 minutos de áudio (remirados e remasterizados) e 35 minutos inéditos de imagens. Um resgate definitivo de um dos eventos mais importantes da história da Música Popular Brasileira.