Cérebro eletrônico

Gilberto GilGilberto Passos Gil Moreira. Salvador de Bahia, 29/6/1942.
  (voz, violão)

Lanny GordinAlexander "Lanny" Gordin. Shanghai, 28/11/1951
  (guitarra elétrica)

Sérgio Barroso
  (baixo elétrico)

Wilson das NevesRio de Janeiro (RJ), 14/06/1936 - 26/08/2017
  (bateria)

Chiquinho de Moraes
  (pianoforte, orgão, arrangiamento ottoni)

Rogério DupratRio de Janeiro, 7/2/1932 - 26/10/2006
  (arranjo, direção musical)

O cérebro eletrônico faz tudo
Faz quase tudo
Quase tudo
Mas ele é mudo

O cérebro eletrônico comanda
Manda e desmanda
Ele é quem manda
Mas ele não anda

Só eu posso pensar se Deus existe
Só eu
Só eu posso chorar quando estou triste
Só eu
Eu cá com meus botões de carne e osso
Hum, hum
Eu falo e ouço
Hum, hum
Eu penso e posso

Eu posso decidir se vivo ou morro
Porque
Porque sou vivo, vivo pra cachorro
E sei
Que cérebro eletrônico nenhum me dá socorro
Em meu caminho inevitável para a morte

Porque sou vivo, ah, sou muito vivo
E sei
Que a morte é nosso impulso primitivo
E sei
Que cérebro eletrônico nenhum me dá socorro
Com seus botões de ferro e seus olhos de vidro


© Gege Edições Musicais ltda (Brasil e América do Sul) / Preta Music (Resto do mundo)
61987670


Nota:
   "Eu estava preso havia umas três semanas, quando o sargento Juarez me perguntou se eu não queria um violão. Eu disse: 'Quero'. E ele me trouxe um, com a permissão do comandante do quartel. O violão ficou comigo uns quinze dias. Aí, eu, que até então não tinha tido estímulo para compor (faltava a 'voz' da música, o instrumento), fiz Cérebro Eletrônico, Vitrines e Futurível - além de uma outra, também sob esse enfoque, ou delírio, científico-esotérico, que possivelmente ficou apenas no esboço e eu esqueci.

"O fato de eu ter sido violentado na base de minha condição existencial - meu corpo - e me ver privado da liberdade da ação e do movimento, do domínio pleno de espaço-tempo, de vontade e de arbítrio, talvez tenha me levado a sonhar com substitutivos e a, inconscientemente, pensar nas extensões mentais e físicas do homem, as suas criações mecânicas; nos comandos tele-acionáveis que aumentam sua mobilidade e capacidade de agir e criar. Porque essas são idéias que perpassam as três canções."