Soy loco por ti América

Caetano VelosoCaetano Emanuel Viana Teles Veloso. Santo Amaro da Purificação, 7/8/1942.
  (voz)

Cacho Valdez [Beat Boys]
  (guitarra)

Willy Werdaguer [Beat Boys]
  (baixo)

Tony Osanah [Beat Boys]
  (pandeiro)

Marcelo Frias [Beat Boys]
  (bateria)

Toyo [Beat Boys]
  (orgão)

Daniel [Beat Boys]
  (guitarra)

Soy loco por ti, América, yo voy traer una mujer playera
Que su nombre sea Marti, que su nombre sea Marti
Soy loco por ti de amores tenga como colores la espuma blanca de Latinoamérica
Y el cielo como bandera, y el cielo como bandera
Soy loco por ti, América, soy loco por ti de amores
Sorriso de quase nuvem, os rios, canções, o medo
O corpo cheio de estrelas, o corpo cheio de estrelas
Como se chama a amante desse país sem nome, esse tango, esse rancho,
Esse povo, dizei-me, arde o fogo de conhecê-la, o fogo de conhecê-la

Soy loco por ti, América, soy loco por ti de amores
El nombre del hombre muerto ya no se puede decirlo, quién sabe?
Antes que o dia arrebente, antes que o dia arrebente
El nombre del hombre muerto antes que a definitiva noite se espalhe em
Latinoamérica
El nombre del hombre es pueblo, el nombre del hombre es pueblo

Soy loco por ti, América, soy loco por ti de amores
Espero a manhã que cante, el nombre del hombre muerto
Não sejam palavras tristes, soy loco por ti de amores
Um poema ainda existe com palmeiras, com trincheiras, canções de guerra
Quem sabe canções do mar, ai, hasta te comover, ai, hasta te comover

Soy loco por ti, América, soy loco por ti de amores
Estou aqui de passagem, sei que adiante um dia vou morrer
De susto, de bala ou vício, de susto, de bala ou vício
Num precipício de luzes entre saudades, soluços, eu vou morrer de bruços
Nnos braços, nos olhos, nos braços de uma mulher, nos braços de uma mulher
Mais apaixonado ainda dentro dos braços da camponesa, guerrilheira
Manequim, ai de mim, nos braços de quem me queira, nos braços de quem me queira

Soy loco por ti, América, soy loco por ti de amores


© Musiclave (Edil. Musical Ltda.).


NOTE:
   Fondendo ritmi latino-americani, con testo in castigliano e portoghese, il trio Gil-Capinam-Torquato produssero questo affascinante "mambo-cumbia-calipso" nel 1968, realizzando splendidamente, secondo Augusto de Campos, un progetto di Caetano: creare una musica che integrasse tutta l'America Latina con la sua comune problematica. La melodia di Soy loco por ti, América ricorda una mistura voluta di vecchi temi come Tropicana, Blen; blen, blen e Paranpanpan, di grande successo tra gli anni Trenta e Quaranta, offrendo la voluta sensazione di qualcosa di familiare.
   Come interprete Caetano si rivela perfetto conoscitore delle intenzioni dei compositori (coi quali, in altre occasioni, ha scritto dei brani).

   Fundindo ritmos latino-americanos, com letra em castelhano e português, o trio Gil-Capinam-Torquato produziu esse fascinante "mambo-cumbia-calipso" em 1968, realizando esplendidamente, no dizer de Augusto de Campos, um projeto de Caetano: criar uma música que integrasse toda a Latino América com sua problemática comum. A melodia de Soy loco por ti, América lembra uma propositada mistura de velhos temas como Tropicana, Blen; blen, blen e Paranpanpan, de grande sucesso entre os anos 30 e 40, o que proporciona a buscada sensação de alguma coisa familiar.
   O intérprete Caetano revela-se perfeito conhecedor das intenções dos compositores (dos quais seria parceiro em outras ocasiões).
[Nova História da Música Popular Brasileira – Gilberto Gil , fascicolo + disco, Abril Cultural, seconda edizione, 1978]

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