Folhetim

Nara LeãoNara Lofego Leão. Vitória, 19/1/1942 - Rio de Janeiro, 7/6/1989.
  (voz)

Francis Hime [*]Francis Victor Walter Hime. Rio de Janeiro, 31/8/1939.
  (pianoforte, arranjo, regência)

Sérgio Carvalho [*]
  (pianoforte, produtor)

Octávio Bonfá Burnier [*]Luiz Octavio Bonfá Burnier, aka Tavynho/Tavinho Bonfá. Rio de Janeiro. 28/07/1952
  (violão, violão 12 cordas)

Neco [*]Daudeth Azevedo. Rio de Janeiro, 23/09/1932 - Rio de Janeiro, ?/08/2009
  (violão)

Chico Buarque [*]Francisco Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro. 19/6/1944.
  (violão)

Geraldinho [*]
  (violão)

Nélson Ángelo [*]Nelson Angelo Cavalcanti Martins. Belo Horizonte (MG), 15/06/1949
  (violão)

Dino 7 cordasHorondino José da Silva. Rio de Janeiro, 5/05/1918 - 27/05/200
  (violão 7 cordas)

NovelliDjair de Barros e Silv. Recife, 20/01/1945
  (baixo)

Ubirajara da Silva (Bira)
  (bandoneon)

Élber Bedack (Bedaque) [*]
  (bateria)

Pasc(h)oal Meirelles [*]Pascoal de Souza Meirelles. Belo Horizonte, 11/09/1944
  (bateria)

Marku RibasPirapora (Minas Gerais)
  (percussão)

Café
  (percussão)

Chico Batera
  (percussão)

Ary Carvalhaes
  (percussão)

JuquinhaJuca Stockler
  (percussão)

Ney Martins
  (ritmo)

Wilson Canegal
  (ritmo)

Wilson das NevesRio de Janeiro (RJ), 14/06/1936 - 26/08/2017
  (ritmo)

LunaRoberto Bastos Pinheiro
  (ritmo)

Geraldo Bongô
  (ritmo)

Turma do Jackson do Pandeiro
  (ritmo)

Braz Limonge Filho
  (oboé)

Noel Devos
  (fagote)

José Cardoso Botelho
  (clarinete)

Netinho
  (clarinete)

Celso Porta Woltzenlogel
  (flauta)

Jorginho do PandeiroJorge José da Silva. Rio de Janeiro, 1930 -
  (ritmo)

Franklin [Franklin da flauta]Franklin Corrêa da Silva Neto. Rio de Janeiro, 19/8/1949
  (flauta)

Emílio Baptista
  (sax alto)

Jayme Araújo
  (sax alto)

Edmundo (Ed) MacielEdmundo Maciel Palmeira. Belo Horizonte, MG, Brasil, 21/01/1927 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 04/08/2011
  (trombone)

João Luiz Maciel
  (trombone)

Márcio MontarroyosMárcio Cavalcanti Montarroyos. Rio de Janeiro, 8/06/1948 - 12/12/2007
  (trompete)

Macaxeira
  (trombone baixo)

Manoel Araújo
  (trombone)

Waldir Arouca
  (trompete)

Maurílio da Silva SantosRio de Janeiro, 11/02/1922
  (trompete)

José Barreto
  (trompete)

Santos
  (trompete)

Darcy (da) Cruz
  (trompete)

Hamilton Pereira Cruz
  (trompete)

FormigaJosé Pinto. Nova Friburgo, 4/10/1929
  (trompete)

José Alves da Silva [orchestra]
  (violino)

Giancarlo Pareschi [orchestra]
  (violino spalla)

Alvaro Vetere [orchestra]
  (violino)

André Charles Guetta [orchestra]
  (violino)

Bailon Francisco Pinto [orchestra]
  (violino)

Carlos Eduardo Hack [orchestra]
  (violino)

João Daltro de Almeida [orchestra]
  (violino)

Jorge Faini [orchestra]
  (violino)

José Dias de Lama [orchestra]anche: de Lana
  (violino)

Luiz Carlos Campos Marques [orchestra]
  (violino)

Ernani Bordinhão [orchestra]
  (violino)

Marcelo Pompeu Filho [orchestra]
  (violino)

Natércia Teixeira Silva [orchestra]
  (violino)

Robert Eduardi Arnaud [orchestra]
  (violino)

Virgilio Arraes Filho [orchestra]
  (violino)

Walter Hack [orchestra]
  (violino, violino)

Arlindo Figueiredo Penteado [orchestra]
  (viola de arco)

Frederick Stephan(y) [orchestra]
  (viola de arco)

Eduardo Pereira [orchestra]
  (viola de arco)

Gerson Flinkas [orchestra]
  (viola de arco)

Alceu de Almeida Reis [orchestra]Rio de Janeiro, 1946.
  (cello [violoncello])

Ana Bezerra [orchestra]
  (cello [violoncello])

Giorgio Bariola [orchestra]
  (cello [violoncello])

Jorge Kundert [Iura] Ranevsky [orchestra]
  (cello [violoncello])

Edson Lobo
  (contrabaixo)

Sandrino Santoro [orchestra]
  (contrabaixo)

Jorginho da FlautaJorge Ferreira da Silva
  (flauta)


Músicos não especificados por faixa na ficha técnica do disco.
Como há mais de um músico tocando o mesmo instrumento fica impossível saber qual dele está tocando em cada faixa e então é escolhido aqui trazer de volta todos os músicos interessados, marcando-os com [*].
Para a peça Opera do Malandro

1977-1978

Teresinha diz a Max que o Tigrão virá prendé-lo, sob pressão de Duran. Promete cuidar dos negócios enquanto ele tira umas férias. E é num bordel do próprio Duran que o Max vai procurar refúgio. Max goza de exelente préstigio entre as raparigas de Duran. Como a Mimi Bibelô, por exemplo, que o recebe cantando com falso desdém.


Se acaso me quiseres
Sou dessas mulheres
Que só dizem sim
Por uma coisa à toa
Uma noitada boa
Um cinema, um botequim

E, se tiveres renda
Aceito uma prenda
Qualquer coisa assim
Como uma pedra falsa
Um sonho de valsa
Ou um corte de cetim

E eu te farei as vontades
Direi meias verdades
Sempre à meia luz
E te farei, vaidoso, supor
Que és o maior e que me possuis

Mas na manhã seguinte
Não conta até vinte
Te afasta de mim
Pois já não vales nada
És página virada
Descartada do meu folhetim



1977 © by Cara Nova Editora Musical Ltda. Av. Rebouças, 1700 CEP 057402-200 - São Paulo - SP Todos os direitos reservados. Copyright Internacional Assegurado. Impresso no Brasil


NOTA:

Embora seja uma música composta para a peça, Chico explica que muitas vezes o personagem


não era tão claro quanto quem iria cantar. Então, às vezes, eu pensava no ator ou na atriz que iria cantar. Mas, às vezes, a atriz que iria cantar cantaria só no teatro, porque não era uma cantora profissional. Então misturava, na minha cabeça, a encomenda da personagem, a atriz e a cantora que eu gostaria que gravasse aquela música. Assim saíram canções como "Folhetim", que tinha a cara de Gal e que servia pra personagem.


Herbert de Souza, o Betinho, foi o primeiro a ouvir a canção, através de uma ligação telefônica que Chico e o cartunista Henfil fizeram para o Canadá, onde o sociólogo estava exilado.


[Wagner Homem, Histórias de canções - Chico Buarque, Texto Editores Ltda (Leya), São Paulo, 2009]


Para saber mais...

Teresina dice a Max che Tigrão arriverà per arrestarlo, su pressione di Duran. Promette di occuparsi degli affari finché Max se ne starà nascosto. Ed è proprio in un bordello di Duran che Max si rifugia. Max gode grande prestigio tra le ragazze di Duran. Come la Mimi Bibelo, per esempio, che lo riceve cantando con falso disprezzo.


Se per caso mi desideri
Io sono di quelle
Che dicon solo di sì
Per una cosa a caso
Una serata allegra
Un cinema, una rivista

E se hai qualche rendita
Accetto anche regali
Una cosa qualsiasi
Come una pietra falsa
Un sogno di valzer
O un ritaglio di setino

E farò quello che vorrai
Dirò mille verità
Sempre a mezza luce
E ti farò credere, o vanitoso,
Che sei il migliore, e che mi possiedi

Ma il mattino seguente
Senza contare fino a venti
Ti allontanerai da me
Ormai non valii niente
Non sei che una pagina girata
Strappata dal mio album



Traduzione di Bruno Persico
© Copyright Musibrasil 2003-2005. Tutti i diritti riservati. Todos os direitos reservados
La traduzione fa parte di un più ampio lavoro dal titolo La poesia in musica di Chico come pure, dello stesso autore, di Teresinha e gli amici della Lapa.


NOTA:
Per saperne di più troverete degli approfondimenti nei link qui sotto:
100 CANÇÕES ESSENCIAIS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA dalla rivista BRAVO! nel suo numero speciale dedicato, appunto, alle 100 canzoni essenziali della MPB, pubblicato nel maggio 2008.