O meu amor

Marieta Severo
  (voz)

Elba RamalhoElba Maria Nunes Ramalho. Conceição, 17 de agosto de 1951
  (voz)

Francis Hime [*]Francis Victor Walter Hime. Rio de Janeiro, 31/8/1939.
  (pianoforte, arranjo, regência)

Sérgio Carvalho [*]
  (pianoforte, produtor)

Octávio Bonfá Burnier [*]Luiz Octavio Bonfá Burnier, aka Tavynho/Tavinho Bonfá. Rio de Janeiro. 28/07/1952
  (violão, violão 12 cordas)

Neco [*]Daudeth Azevedo. Rio de Janeiro, 23/09/1932 - Rio de Janeiro, ?/08/2009
  (violão, cavaquinho)

Chico Buarque [*]Francisco Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro. 19/6/1944.
  (violão)

Nélson Ángelo [*]Nelson Angelo Cavalcanti Martins. Belo Horizonte (MG), 15/06/1949
  (violão)

Geraldinho [*]
  (violão)

Dino 7 cordasHorondino José da Silva. Rio de Janeiro, 5/05/1918 - 27/05/200
  (violão 7 cordas)

Alceu Maia [*]Alceu Camara Maia. Rio de Janeiro, 12/05/1953
  (cavaquinho)

Valmar Gama [*]Valmar Gama de Amorim. Rio de Janeiro [RJ], 7/09/1949
  (cavaquinho)

José (Zé) MenezesJosé Menezes de França. Jardim, Ceará, 6/07/1921 - Teresópolis, Rio de Janeiro, 31/06/2014
  (bandolim)

NovelliDjair de Barros e Silv. Recife, 20/01/1945
  (baixo elétrico)

Élber Bedack (Bedaque) [*]
  (bateria)

Pasc(h)oal Meirelles [*]Pascoal de Souza Meirelles. Belo Horizonte, 11/09/1944
  (bateria)

Chico Batera [*]
  (percussão)

Ary Carvalhaes [*]
  (percussão)

Café [*]
  (percussão)

Juquinha [*]Juca Stockler
  (percussão)

Marku Ribas [*]Pirapora (Minas Gerais)
  (percussão)

Geraldo Bongô [*]
  (ritmo)

Jorginho do Pandeiro [*]Jorge José da Silva. Rio de Janeiro, 1930 -
  (ritmo)

Luna [*]Roberto Bastos Pinheiro
  (ritmo)

Ney Martins [*]
  (ritmo)

Wilson Canegal [*]
  (ritmo)

Wilson das Neves [*]Rio de Janeiro (RJ), 14/06/1936 - 26/08/2017
  (ritmo)

Turma do Jackson do Pandeiro [*]
  (ritmo)

Braz Limonge Filho [orchestra]
  (oboé)

Noel Devos [orchestra]
  (fagote)

Netinho [orchestra]
  (clarinete)

José Botelho [orchestra]
  (clarinete)

Celso Porta Woltzenlogel [orchestra]
  (flauta)

Franklin [Franklin da flauta] [orchestra]Franklin Corrêa da Silva Neto. Rio de Janeiro, 19/8/1949
  (flauta)

Jorginho da Flauta [orchestra]Jorge Ferreira da Silva
  (flauta)

Emílio Baptista [orchestra]
  (sax alto)

Jayme Araújo [orchestra]
  (sax alto)

Edmundo (Ed) Maciel [orchestra]Edmundo Maciel Palmeira. Belo Horizonte, MG, Brasil, 21/01/1927 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 04/08/2011
  (trombone)

João Luiz Maciel [orchestra]
  (trombone)

Manoel Araújo [orchestra]
  (trombone)

Macaxeira [orchestra]
  (trombone baixo)

Darcy (da) Cruz [orchestra]
  (trompete)

Formiga [orchestra]José Pinto. Nova Friburgo, 4/10/1929
  (trompete)

Hamilton Pereira Cruz [orchestra]
  (trompete)

José Barreto [orchestra]
  (trompete)

Márcio Montarroyos [orchestra]Márcio Cavalcanti Montarroyos. Rio de Janeiro, 8/06/1948 - 12/12/2007
  (trompete)

Maurílio da Silva Santos [orchestra]Rio de Janeiro, 11/02/1922
  (trompete)

Santos [orchestra]
  (trompete)

Walmir Gil [orchestra]Walmir de Almeida Gil
  (trompete)

Giancarlo Pareschi [orchestra]
  (violino spalla)

José Alves da Silva [orchestra]
  (violino)

Alvaro Vetere [orchestra]
  (violino)

André Charles Guetta [orchestra]
  (violino)

Bailon Francisco Pinto [orchestra]
  (violino)

Carlos Eduardo Hack [orchestra]
  (violino)

Ernani Bordinhão [orchestra]
  (violino)

João Daltro de Almeida [orchestra]
  (violino)

Jorge Faini [orchestra]
  (violino)

José Dias de Lama [orchestra]anche: de Lana
  (violino)

Luiz Carlos Campos Marques [orchestra]
  (violino)

Marcelo Pompeu Filho [orchestra]
  (violino)

Natércia Teixeira Silva [orchestra]
  (violino)

Robert Eduardi Arnaud [orchestra]
  (violino)

Virgilio Arraes Filho [orchestra]
  (violino)

Walter Hack [orchestra]
  (violino)

Arlindo Figueiredo Penteado [orchestra]
  (viola de arco)

Eduardo Roberto Pereira [orchestra]
  (viola de arco)

Frederick Stephan(y) [orchestra]
  (viola de arco)

Gerson Flinkas [orchestra]
  (viola de arco)

Alceu de Almeida Reis [orchestra]Rio de Janeiro, 1946.
  (cello [violoncello])

Ana Bezerra [orchestra]
  (cello [violoncello])

Giorgio Bariola [orchestra]
  (cello [violoncello])

Jorge Kundert [Iura] Ranevsky [orchestra]
  (cello [violoncello])

Edson Lobo [orchestra]
  (contrabaixo)

Sandrino Santoro [orchestra]
  (contrabaixo)


Músicos não especificados por faixa na ficha técnica do disco.
Como há mais de um músico tocando o mesmo instrumento fica impossível saber qual dele está tocando em cada faixa e então é escolhido aqui trazer de volta todos os músicos interessados, marcando-os com [*].
Com a prisão de Max, o inspetor Chaves vai pedir a Duran que suspenda os preparativos para a passeata. Mas Duran ainda não está satisfeito. Ele quer ver Teresinha viúva, urgentemente. Enquanto isso, a filha do Tigrão, Lúcia Chaves, visita Max na cadeia. Lúcia, para Max, é como se fosse uma sobrinha. Lúcia é um velho xodó de Max que, aliás, cansou de carregá-la no colo, ou por outra, Lúcia é bastante íntima de Max e por sinal está esperando um filho dele. Max promete levá-la ao altar e ao cartorio, pretendendo mesmo passar a lua-de-mel em Hollywood, desde que ela o liberte. Lúcia está quase cedendo quando entra Teresinha. Lúcia e Teresinha não se dão bem.


[Teresinha]
O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
E que me deixa louca
Quando me beija a boca
A minha pele inteira fica arrepiada
E me beija com calma e fundo
Até minh'alma se sentir beijada, ai

[Lúcia]
O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
Que rouba os meus sentidos
Viola os meus ouvidos
Com tantos segredos lindos e indecentes
Depois brinca comigo
Ri do meu umbigo
E me crava os dentes, ai

[In duo]
Eu sou sua menina, viu?
E ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha
Do bem que ele me faz

[Lúcia]
O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
De me deixar maluca
Quando me roça a nuca
E quase me machuca com a barba malfeita
E de pousar as coxas entre as minhas coxas
Quando ele se deita, ai

[Teresinha]
O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
De me fazer rodeios
De me beijar os seios
Me beijar o ventre
E me deixar em brasa
Desfruta do meu corpo
Como se o meu corpo fosse a sua casa, ai

[In duo]
Eu sou sua menina, viu?
E ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha
Do bem que ele me faz



1977 © by Cara Nova Editora Musical Ltda. Av. Rebouças, 1700 CEP 057402-200 - São Paulo - SP Todos os direitos reservados. Copyright Internacional Assegurado. Impresso no Brasil


Su FOLHETIM (supplemento culturale domenicale di Folha de S.Paulo) del 31 dicembre 1978, oltre all'intervista a Chico e alle riflessioni sulle conseguenze dell'AI 5 (entambe riportate in questo sito nelle note al disco [CHICO BUARQUE - 1975, vedi]) ci sono dei riquadri con le opinioni di "gente comune" riguardanti tre brani: CÁLICE, APESAR DE VOCÊ e, appunto, O MEU AMOR.
Con l'incarceramento di Max, l'ispettore Chaves chiede a Duran di sospendere il corteo ma quest'ultimo non è ancora soddisfatto. Vuole vedere Teresinha vedova il prima possibile. E a proposito,,, la figlia di Tigrão, Lúcia Chaves, va far vista a Max in cella. Lúcia, per Max, è come se fosse una nipote. Lúcia è una vecchia passione amorosa di Max che, d'altronde, si era stancato di tenerla in braccio, o, per dirla in altro modo, Lúcia è sufficientemente intima di Max e a far fede di ciò i due stanno aspettando un bambino. Max le promette un matrimonio sia religioso che civile e una luna di miele a Hollywood nonb appena lei riuscirà a farlo uscire di prigione. Lúcia è sul punto di cedere quando entra Teresinha. Tra le due non corre buon sangue


[Teresinha]
Il mio amore
Ha un modo di fare pacato, che è solo suo
E che mi fa impazzire
Quando mi bacia sulla bocca
La mia pelle è tutta un brivido
E mi bacia con calma e a fondo
Che anche la mia anima si sente baciata

[Lucia]
Il mio amore
Ha un modo di fare pacato, che è solo suo
Che rapisce i miei sensi
Penetra le mie orecchie
Con tanti segreti
Belli e indecenti
Poi scherza con me
Ride del mio ombelico
E mi morde, ahi

[In duo]
Sono la sua bambina, sai?
Lui è il mio fanciullo
Il mio corpo è testimone
Del bene che mi fa

[Lucia]
Il mio amore
Ha un modo di fare pacato, che è solo suo
Che mi fa impazzire
Quando mi graffia la nuca
E quasi mi ferisce
Con la sua barba incolta
E quando mette le cosce
Tra le mie cosce
Quando si sdraia (al mio fianco)

[Teresinha]
Il mio amore
Ha un modo di fare pacato, che è solo suo
Di girarmi intorno
Di baciarmi i seni
Di baciarmi il ventre
E di farmi ardere come un tizzone
E approfittare del mio corpo
Come se il mio corpo
Fosse la sua casa, ahi

[In duo]
Io sono la sua bambina, sai?
Lui è il mio fanciullo
Il mio corpo è testimone
Del bene che mi fa

Nota:
  La canzone è strutturata come un dialogo a due voci tra due donne
immaginarie, Teresinha e Lúcia. Nel disco è cantata a due voci da Maria Bethania e da Alcione



Per la traduzione ho utilizzato sia il lavoro di Janaìna Truffi (Riproduzione per usi commerciali non consentita
© Musica & Memoria 2001-2004), sia l'articolo di Bruno Persico (cui rimando per una disamina dell'intera "Ópera do Malandro") Teresinha e gli amici della Lapa (© Copyright Musibrasil 2003-2005. Tutti i diritti riservati. Todos os direitos reservados).