Ópera
Adaptação e texto de Chico Buarque sobre trechos de "Rigoletto" de Francesco Maria Piave e Giuseppe Verdi, "Carmen" de Georges Bizet, "Aida" de Antonio Ghislanzoni e Giuseppe Verdi, "La Traviata" de Giuseppe Verdi e "Tannhauser" de Richard Wagner.
Alexandre Trick
(voz [tenore])
Diva Pieranti1930 - Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2012
(voz [soprano])
Glória Queiroz
(voz [mezzosoprano])
Paulo FortesPaulo Gomes de Paiva Barata Ribeiro Fortes. Rio de Janeiro, 7/2/1923 - 9/1/1997
(voz [baritono])
Turma do Funil
(vozes)
Francis HimeFrancis Victor Walter Hime. Rio de Janeiro, 31/8/1939.
(arranjo)
Sérgio Carvalho [*]
(pianoforte, produtor)
NovelliDjair de Barros e Silv. Recife, 20/01/1945
(baixo elétrico)
Élber Bedack (Bedaque) [*]
(bateria)
Pasc(h)oal Meirelles [*]Pascoal de Souza Meirelles. Belo Horizonte, 11/09/1944
(bateria, timpano)
Braz Limonge Filho [orchestra]
(oboé)
Noel Devos [orchestra]
(fagote)
Netinho [orchestra]
(clarinete)
José Botelho [orchestra]
(clarinete)
Celso Porta Woltzenlogel [orchestra]
(flauta)
Franklin [Franklin da flauta] [orchestra]Franklin Corrêa da Silva Neto. Rio de Janeiro, 19/8/1949
(flauta)
Jorginho da Flauta [orchestra]Jorge Ferreira da Silva
(flauta)
Emílio Baptista [orchestra]
(sax alto)
Jayme Araújo [orchestra]
(sax alto)
Edmundo (Ed) Maciel [orchestra]Edmundo Maciel Palmeira. Belo Horizonte, MG, Brasil, 21/01/1927 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 04/08/2011
(trombone)
João Luiz Maciel [orchestra]
(trombone)
Manoel Araújo [orchestra]
(trombone)
Macaxeira [orchestra]
(trombone baixo)
Darcy (da) Cruz [orchestra]
(trompete)
Formiga [orchestra]José Pinto. Nova Friburgo, 4/10/1929
(trompete)
Hamilton Pereira Cruz [orchestra]
(trompete)
José Barreto [orchestra]
(trompete)
Márcio Montarroyos [orchestra]Márcio Cavalcanti Montarroyos. Rio de Janeiro, 8/06/1948 - 12/12/2007
(trompete)
Maurílio da Silva Santos [orchestra]Rio de Janeiro, 11/02/1922
(trompete)
Santos [orchestra]
(trompete)
Walmir Gil [orchestra]Walmir de Almeida Gil
(trompete)
Giancarlo Pareschi [orchestra]
(violino spalla)
José Alves da Silva [orchestra]
(violino)
Alvaro Vetere [orchestra]
(violino)
André Charles Guetta [orchestra]
(violino)
Bailon Francisco Pinto [orchestra]
(violino)
Carlos Eduardo Hack [orchestra]
(violino)
Ernani Bordinhão [orchestra]
(violino)
João Daltro de Almeida [orchestra]
(violino)
Jorge Faini [orchestra]
(violino)
José Dias de Lama [orchestra]anche: de Lana
(violino)
Luiz Carlos Campos Marques [orchestra]
(violino)
Marcelo Pompeu Filho [orchestra]
(violino)
Natércia Teixeira Silva [orchestra]
(violino)
Robert Eduardi Arnaud [orchestra]
(violino)
Virgilio Arraes Filho [orchestra]
(violino)
Walter Hack [orchestra]
(violino)
Arlindo Figueiredo Penteado [orchestra]
(viola de arco)
Eduardo Roberto Pereira [orchestra]
(viola de arco)
Frederick Stephan(y) [orchestra]
(viola de arco)
Gerson Flinkas [orchestra]
(viola de arco)
Alceu de Almeida Reis [orchestra]Rio de Janeiro, 1946.
(cello [violoncello])
Ana Bezerra [orchestra]
(cello [violoncello])
Giorgio Bariola [orchestra]
(cello [violoncello])
Jorge Kundert [Iura] Ranevsky [orchestra]
(cello [violoncello])
Edson Lobo [orchestra]
(contrabaixo)
Sandrino Santoro [orchestra]
(contrabaixo)
Músicos não especificados por faixa na ficha técnica do disco.
Como há mais de um músico tocando o mesmo instrumento fica impossível saber qual dele está tocando em cada faixa e então é escolhido aqui trazer de volta todos os músicos interessados, marcando-os com [*].
(voz [tenore])
Diva Pieranti1930 - Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2012
(voz [soprano])
Glória Queiroz
(voz [mezzosoprano])
Paulo FortesPaulo Gomes de Paiva Barata Ribeiro Fortes. Rio de Janeiro, 7/2/1923 - 9/1/1997
(voz [baritono])
Turma do Funil
(vozes)
Francis HimeFrancis Victor Walter Hime. Rio de Janeiro, 31/8/1939.
(arranjo)
Sérgio Carvalho [*]
(pianoforte, produtor)
NovelliDjair de Barros e Silv. Recife, 20/01/1945
(baixo elétrico)
Élber Bedack (Bedaque) [*]
(bateria)
Pasc(h)oal Meirelles [*]Pascoal de Souza Meirelles. Belo Horizonte, 11/09/1944
(bateria, timpano)
Braz Limonge Filho [orchestra]
(oboé)
Noel Devos [orchestra]
(fagote)
Netinho [orchestra]
(clarinete)
José Botelho [orchestra]
(clarinete)
Celso Porta Woltzenlogel [orchestra]
(flauta)
Franklin [Franklin da flauta] [orchestra]Franklin Corrêa da Silva Neto. Rio de Janeiro, 19/8/1949
(flauta)
Jorginho da Flauta [orchestra]Jorge Ferreira da Silva
(flauta)
Emílio Baptista [orchestra]
(sax alto)
Jayme Araújo [orchestra]
(sax alto)
Edmundo (Ed) Maciel [orchestra]Edmundo Maciel Palmeira. Belo Horizonte, MG, Brasil, 21/01/1927 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 04/08/2011
(trombone)
João Luiz Maciel [orchestra]
(trombone)
Manoel Araújo [orchestra]
(trombone)
Macaxeira [orchestra]
(trombone baixo)
Darcy (da) Cruz [orchestra]
(trompete)
Formiga [orchestra]José Pinto. Nova Friburgo, 4/10/1929
(trompete)
Hamilton Pereira Cruz [orchestra]
(trompete)
José Barreto [orchestra]
(trompete)
Márcio Montarroyos [orchestra]Márcio Cavalcanti Montarroyos. Rio de Janeiro, 8/06/1948 - 12/12/2007
(trompete)
Maurílio da Silva Santos [orchestra]Rio de Janeiro, 11/02/1922
(trompete)
Santos [orchestra]
(trompete)
Walmir Gil [orchestra]Walmir de Almeida Gil
(trompete)
Giancarlo Pareschi [orchestra]
(violino spalla)
José Alves da Silva [orchestra]
(violino)
Alvaro Vetere [orchestra]
(violino)
André Charles Guetta [orchestra]
(violino)
Bailon Francisco Pinto [orchestra]
(violino)
Carlos Eduardo Hack [orchestra]
(violino)
Ernani Bordinhão [orchestra]
(violino)
João Daltro de Almeida [orchestra]
(violino)
Jorge Faini [orchestra]
(violino)
José Dias de Lama [orchestra]anche: de Lana
(violino)
Luiz Carlos Campos Marques [orchestra]
(violino)
Marcelo Pompeu Filho [orchestra]
(violino)
Natércia Teixeira Silva [orchestra]
(violino)
Robert Eduardi Arnaud [orchestra]
(violino)
Virgilio Arraes Filho [orchestra]
(violino)
Walter Hack [orchestra]
(violino)
Arlindo Figueiredo Penteado [orchestra]
(viola de arco)
Eduardo Roberto Pereira [orchestra]
(viola de arco)
Frederick Stephan(y) [orchestra]
(viola de arco)
Gerson Flinkas [orchestra]
(viola de arco)
Alceu de Almeida Reis [orchestra]Rio de Janeiro, 1946.
(cello [violoncello])
Ana Bezerra [orchestra]
(cello [violoncello])
Giorgio Bariola [orchestra]
(cello [violoncello])
Jorge Kundert [Iura] Ranevsky [orchestra]
(cello [violoncello])
Edson Lobo [orchestra]
(contrabaixo)
Sandrino Santoro [orchestra]
(contrabaixo)
Músicos não especificados por faixa na ficha técnica do disco.
Como há mais de um músico tocando o mesmo instrumento fica impossível saber qual dele está tocando em cada faixa e então é escolhido aqui trazer de volta todos os músicos interessados, marcando-os com [*].
Adaptação e texto de Chico Buarque sobre trechos de Rigolleto, de Verdi, Carmen, de Bizet, Aida de Verdi, La Traviata, de Verdi e Tannhäuser, de Wagner
Tigrão só espera a dissolução da passeata para liquidar Max. Vitória e Duran vão dispensar a multidão.
Só que a multidão, a essa altura, ninguém mais dispersa. Aos assalariados de Duran, juntaram-se todos os marginais e descontentes do Rio de Janeiro, ou seja, por baixo, 90% da população. Incapaz de conter a massa, Vitória suspende o espetáculo. Manda descer o pano, acender as luzes, cortar o som e multar os atores. Duran vai catar o autor da peça e passa-lhe uma descompostura. João Alegre é aconselhado a refazer o final do espetáculo, criar um happy end, um gran finale de acordo com o que se espera de uma ÓPERA.
1977 ©© by Cara Nova Editora Musical Ltda. Av. Rebouças, 1700 CEP 057402-200 - São Paulo - SP Todos os direitos reservados. Copyright Internacional Assegurado. Impresso no Brasil
Tigrão só espera a dissolução da passeata para liquidar Max. Vitória e Duran vão dispensar a multidão.
Só que a multidão, a essa altura, ninguém mais dispersa. Aos assalariados de Duran, juntaram-se todos os marginais e descontentes do Rio de Janeiro, ou seja, por baixo, 90% da população. Incapaz de conter a massa, Vitória suspende o espetáculo. Manda descer o pano, acender as luzes, cortar o som e multar os atores. Duran vai catar o autor da peça e passa-lhe uma descompostura. João Alegre é aconselhado a refazer o final do espetáculo, criar um happy end, um gran finale de acordo com o que se espera de uma ÓPERA.
JOÃO ALEGRE | Telegrama |
Do Alabama | |
Pro senhor | |
Max Overseas | |
Ai, meu Deus do céu | |
Me sinto tão feliz | |
TERESINHA | Chegou a confirmação |
Da United coisa e tal | |
Que nos passa a concessão | |
Para o náilon tropical | |
MAX | Então nós vamos exportar |
Em São Paulo um fabricão | |
TERESINHA | Depois vamos exportar |
Fio de náilon pro Japão | |
MAX | Sei que o náilon tem valor |
Mas comça a me enjoar | |
Tive idéia bem melhor | |
Nós vamos ramificar | |
TERESINHA | Já ramifiquei,ha ha |
Fiz acordo com a Shell | |
Coca-Cola, RCA | |
E vai ser sopa no mel | |
CORO | Que beleza |
Que riqueza | |
Tá chovendo | |
Da matriz | |
Ai, meu Deus do céu | |
Me sitno tão feliz | |
MAX | Que tal juntarmos |
Esses capitais | |
Pra abrir um banco | |
Em Minas Gerais | |
TERESINHA | Que brilhante idéia, meu amor |
Que plano original | |
Com fundos no exterior | |
Você fundar | |
Um banco nacional | |
CAPANGAS | E eu que já fui |
DE MAX | Um pobre marginal |
Sem documento | |
E sem moral | |
Hei de ser um bom profissional | |
Vou ser quase um doutor | |
Contínuo da senhora | |
E do senhor | |
Bancário ou contador | |
CORO | Que sucesso |
O progresso | |
Corta o mal | |
Pela raiz | |
Ai, meu Deus do céu | |
Me sinto tão feliz | |
CHAVES | Irmão |
Nem começar eu sei | |
Receio te inibir | |
MAX | Tua vontade é lei |
É falar | |
É mandar | |
É exigir | |
CHAVES | É que |
Num mundo tão cruel | |
Cheio de inveja e fel | |
Não lhe fará mal | |
Ter à mão | |
Proteção | |
Policial | |
Quer os meus préstimos? | |
MAX | Eu acho ótimo |
BARRABÁS | Serve um acólito? |
(auxiliar de Chaves) | |
MAX | Também vou te empregar |
LÚCIA | Eu não |
Tenho com quem deixar | |
Meu filho que já vem | |
MAX | Barrabás é um par |
Exemplar | |
Quer casar | |
BARRABÁS | E adoro neném |
CORO | Maravilha |
Que família | |
Dois pombinhos | |
E um petiz | |
Ai, meu Deus do céu | |
Me sinto tão feliz | |
VITÓRIA | Só tenho um único |
Breve reparo | |
A tão preclaro | |
Genro viril | |
É o esquecimento | |
Do sacramento | |
Afinal | |
Se casou | |
Só no civil | |
Oh oh oh | |
Oh oh oh | |
Só no civil | |
Oh oh oh | |
Oh oh oh | |
Só no civil | |
MAX | Mas nesse ínterim |
Mudei de crença | |
Já peço a benção | |
No santo altar | |
VITÓRIA | Que maravilha |
Não perco a filha | |
E um verão | |
Bonitão | |
Eu vou ganhar | |
Ah ah ah | |
Ah ah ah | |
Eu vou ganhar | |
Ah ah ah | |
Ah ah ah | |
Eu vou ganhar | |
DURAN | Minha filha eu desejo pedir teu perdão |
TERESINHA | Oh, meu pai, isso é bom demais! |
Finalmente! Até que enfim! | |
DURAN | Não sei como fui pra você tão durão |
Tão mandão, tão sem coração | |
Tão malvado assim | |
MAX | Meu sogro, o senhor não sabe |
Quanta alegria | |
Me dá, ao dizer que já se juntou | |
Aos nossos | |
DURAN | Só Deus sabe há quanto tempo |
Eu tanto queria | |
Poder apertar esses ossos | |
CORO | Que alegria |
Quem diria | |
Como os grandes | |
São gentis | |
Ai, meu Deus do céu | |
Me sinto tão feliz | |
DURAN | Não quero ser |
Nas suas costas um fardo | |
Porém, talvez | |
Eu necessite um resguardo | |
MAX | Tua intiuição |
Tão tradicional | |
Vai ter um padrão | |
Moderno | |
Critão e ocidental | |
FUNCIONÁRIAS | Vamos participar |
DE DURAN | Dessa evolução |
Vamos todas entrar | |
Na linha de produção | |
Vamos abandonar | |
O sexo artesanal | |
Vamos todas amar | |
Em escala industrial | |
TODOS | O sol nasceu |
No mar de Copacabana | |
Pra quem viveu | |
Só de café e banana | |
Tem gilete, Kibon | |
Lanchonete, Neon | |
Petróleo | |
Cinemascope, sapólio | |
Ban-lon | |
Shampoo, tevê | |
Cigarros longos e finos | |
Blindex fumê | |
Já tem Napalm e Kolinos | |
Tem cassete e rai-ban | |
Camionete e sedan | |
Que sonho | |
Corcel, Brasília, plutônio | |
Shazam | |
Que orgia | |
Que energia | |
Reina a paz | |
No meu país | |
Ai, meu Deus do céu | |
Me sinto tão feliz |
1977 ©© by Cara Nova Editora Musical Ltda. Av. Rebouças, 1700 CEP 057402-200 - São Paulo - SP Todos os direitos reservados. Copyright Internacional Assegurado. Impresso no Brasil
Adattamento e testoi di Chico Buarque su parti del Rigolleto di Verdi, Carmen di Bizet, Aida di Verdi, La Traviata di Verdi e Tannhäuser de Wagner
Tigrão aspetta solo il disperdersi del corteo per liquidare Max. Vitória e Duran vanno a disperdere la massa. Solo che a questo punto la massa non è più controllabile. Ai salariati di Duran si sono aggiunti tutti i marginali e gli scontenti di Rio de Janeiro, vale a dire, per difetto, il 90% della popolazione. Incapace di padroneggiare la massa, Vitória sospende lo spettacolo. Fa calare il sipario, accendere le luci, fermare la musica e multare gli attori. Duran va a cercare l'autore dell'opera e gli fa una scenata. João Alegre vbiene consigliato di riscrivere il finale dello spettacolo, creare un happy end, un grande finale come ci si aspetta da una OPERA
Traduzione di Bruno Persico
© Copyright Musibrasil 2003-2005. Tutti i diritti riservati. Todos os direitos reservados
La traduzione fa parte di un più ampio lavoro dal titolo Teresinha e gli amici della Lapa.
Tigrão aspetta solo il disperdersi del corteo per liquidare Max. Vitória e Duran vanno a disperdere la massa. Solo che a questo punto la massa non è più controllabile. Ai salariati di Duran si sono aggiunti tutti i marginali e gli scontenti di Rio de Janeiro, vale a dire, per difetto, il 90% della popolazione. Incapace di padroneggiare la massa, Vitória sospende lo spettacolo. Fa calare il sipario, accendere le luci, fermare la musica e multare gli attori. Duran va a cercare l'autore dell'opera e gli fa una scenata. João Alegre vbiene consigliato di riscrivere il finale dello spettacolo, creare un happy end, un grande finale come ci si aspetta da una OPERA
João Alegre: | Telegramma |
Dall'Alabama | |
Per il signor | |
Max Overseas | |
Ahi, Dio mio | |
Mi sento così infelice | |
Terezinha: | È arrivata la conferma |
Dalla tal United e non so che | |
Che ci dà la concessione | |
Per il nailon tropicale | |
Max: | Allora costruiremo |
A São Paulo unenorme fabbrica | |
Teresinha: | E poi esporteremo |
Filo di nailon in Giappone | |
Max: | So che il nailon è pregiato |
Ma comincia a stancarmi | |
Ho avuto unidea migliore | |
Ci espandiamo | |
Teresinha: | Lho già fatto, ha ha |
Ho fatto un accordo con la Shell | |
la Coca-Cola, la RCA | |
E sarà come il cacio sui maccheroni | |
Coro: | Che bellezza |
Che ricchezza | |
Sta piovendo | |
Un casino | |
Ahi, Dio mio | |
Mi sento tanto felice | |
Max: | E se unissimo |
Questi capitali | |
Per aprire una banca | |
In Minas Gerais | |
Teresinha: | Che brillante idea, amor mio |
Che piano originale | |
Con fondi stranieri | |
Fondare | |
Una banca nazionale | |
Guardia del corpo | |
di Max: | Ed io che già sono stato |
Un povero marginale | |
Senza documenti | |
E senza morale | |
Sarò un ottimo professionista | |
Quasi un dottore | |
Portaborse della signora | |
E del signore | |
Banchiere o contabile | |
Coro: | Che successo |
Il progresso | |
Recidi il male | |
Alla radice | |
Ahi, Dio mio | |
Mi sento tanto felice | |
Chaves: | Fratello |
Non so neppure cominciare | |
Ho paura di inibirti | |
Max: | La tua volontà è legge |
È parlare | |
È ordinare | |
È pretendere | |
Chaves: | Il fatto è che |
In un mondo così crudele | |
Pieno di invidia e di fiele | |
Non ti farà male | |
Aver pronta | |
La protezione | |
Della polizia | |
Vuoi che ti presti qualcosa? | |
Max: | Ottima idea |
Barrabás: | Vi occorre un assistente? |
(assistente di Chaves) | |
Max: | Darò un lavoro anche a te |
Lúcia: | Io non so |
A chi lasciare | |
Il figlio che tra un po avrò | |
Max: | Barrabás é un compagno |
Esemplare | |
Si vuole sposare | |
E adora i bebé | |
Coro: | Meravigla |
Che famiglia | |
Due piccioncini | |
E un bebé | |
Ahi, Dio mio | |
Mi sento tanto felice | |
Vitória: | Devo fare solo ununica |
Breve osservazione | |
Ad un tal insigne | |
Viril genero | |
È laver dimenticato | |
Il sacramento | |
Giacché alla fin fine | |
Si è sposato | |
Solo con rito civile | |
Oh oh oh | |
Oh oh oh | |
Solo con rito civile | |
Oh oh oh | |
Oh oh oh | |
Solo con rito civile | |
Max: | Mas nel frattempo |
Ho cambiato la mia fede | |
E ora chiederò la benedizione | |
Sul santo altare | |
Vitória: | Che meraviglia |
Non perderò la figlia | |
E un viril ragazzo | |
E bonazzo | |
Guadagnerò | |
Ah ah ah | |
Ah ah ah | |
Guadagnerò | |
Ah ah ah | |
Ah ah ah | |
Guadagnerò | |
Duran: | Figlia mia, voglio implorare il tuo perdono |
Teresinha: | Oh, padre mio, che meraviglia!Era ora! Finalmente! |
Duran: | Duran |
Non so come ho potuto essere tanto duro | |
Tanto despota, tanto senza cuore | |
Tanto malvagio | |
Max: | Suocero mio, voi non sapete |
Quanta felicità | |
Me date, dicendo che presto sarete | |
Dei nostri | |
Duran: | Dio solo sa da quanto tempo |
Desideravo tanto | |
Poter stringere | |
Queste ossa | |
Coro: | Che allegria |
Chi avrebbe mai detto | |
Quanto i grandi | |
Sono nobili | |
Ahi, Dio mio | |
Mi sento tanto felice | |
Duran: | Non voglio essere |
Un fardello sulle sue spalle | |
Però forse | |
Avrò bisogno di un po di riguardo | |
Max: | La tua istituzione |
Tanto tradizionale | |
Avrà un modello | |
Moderno | |
Cristiano e occidentale | |
Le dipendenti di Duran: | Partecipiamo anche noi |
A questa evoluzione | |
E tutte entriamo orsù | |
Nella catena di produzione | |
Abbandoniamo | |
Il sesso artigianale | |
Ed amiamo tutte | |
Su scala industriale | |
Tutti: | È sorto il sole |
Sul mare di Copacabana | |
Per chi ha vissuto | |
Solo di caffè e di banana | |
Ci sono le gilete (3), che meraviglia | |
Le lanchonete, il neon | |
Petrolio | |
Cinemascope, sapólio | |
Ban-lon | |
Shampoo, tivù | |
Sigarette lunghe e fini | |
Blindex fumê | |
Cè già il Nalm e Kolinos | |
Ci sono cassette e ray-ban | |
Corriere e automobili | |
Che sogno | |
Corcel, Brasília, plutonio | |
Shazam | |
Che orgia | |
Che energia | |
Regna la pace | |
Nel mio paese | |
Ahi, Dio mio | |
Mi sento tanto felice |
Traduzione di Bruno Persico
© Copyright Musibrasil 2003-2005. Tutti i diritti riservati. Todos os direitos reservados
La traduzione fa parte di un più ampio lavoro dal titolo Teresinha e gli amici della Lapa.