O CARNAVAL DE CAETANO - GRAVADO EM LONDRES, NOVEMBRO DE 71
CAETANO VELOSO

Copertina
Durata:
00:12:36
Classificazione:
POP
WORLD
MPB
1o disco / A. Registraz.
1971
Pubblicato nel:
1971
Etichetta / CODICE:
PHILIPS
6245 006
PHILIPS
6245 006
Formato:
logo
Note:
Registrato a Londra nel novembre del 1971, come recita il titolo in copertina, questo EP contiene Chuva, Suor e Cerveja (Rain, Sweat and Beer) già registrata da Gal Costa in Fa-tal / Gal a Todo vapor (1971) e quattro brani inediti: Barão beleza (Tuzé de Abreu) e Pula, pula (salto de sapato) (Capinan, Jards Macalé) - che in CD sarannp pubblicati solo nel 2006, nella raccolta CINEMA OLYMPIA - CAETANO raro e inédito 67/74 allegato al primo cofanetto della riedizione completa di Caetano in occasione dei suoi 40 anni di carriera - e due dei quattro brani composti da Caetano insieme al bassista baiano Moacyr Albuquerque (morto nell'ottobre del 2000): La barca e Qual é, baiana? entrambi riproposti più tardi da Caetano, assieme a Chiva, suor e cerveja nell'album Muitos carnavais.
lato 1
1 Chuva, suor e cerveja
(Caetano Veloso)
03:25
2 Barão beleza
(Tuzé de Abreu)
03:25
lato 2
1 Qual é, baiana?
(Caetano Veloso, Moacyr Albuquerque)
02:49
2 Pula, pula (salto de sapato)
(Capinan, Jards Macalé)
01:53
3 La barca
(Caetano Veloso, Moacyr Albuquerque)
02:04
Approfondimenti:
ABRAM ALAS: AÍ VEM CAETANO
Das cinco músicas do novo compacto de Caetano Veloso para o carnaval, apenas uma já foi gravada Chuva, Suor e Cerveja (Rain, Sweat and Beer) que Gal Costa canta em seu último Lp. Mesmo assim, os últimos versos são inéditos: “A gente se embala, simbora, se embota / Só para na porta da igreja/ A gente se olha, se beija, se molha/ De chuva, suor e cerveja”. Chuva, Suor e Cerveja e Barão Beleza, de Tuzé de Abreu, são as duas unicas músicas que tem um coro acompanhando Caetano, além do violão de Macalé, e o ritmo feito por Moacir., Tutti e Aureo .
Mas o ambiente de conjuto carnavalesca — conseguido com multa dificuldade num estudio perfeito e organizado como o Island Studio de Londres — està em todas as faixas, mesmo naquelas em que o acompanhamento é apenas um violão e um pandeiro. O clima de alegria é dado pelo bom-humor das leiras, pela simplicidade das melodias — Qual é Baiana e La Barca parecem marchinhas de sucesso da década de 50 — e pela interpretação de Caetano. É muito difícil que pelo menos uma das músicas não estoure no carnaval de 72. La Barca tem tudo o que o povo precisa para cantá-la: atualidade, ritmo e muita ironia
G.C.P.

email me © 2003 - 2023 Maurizio Galdiolo - E-mail: grog53@gmail.com