NOTA DO AUTOR |
09 |
APRESENTAÇÃO |
11 |
PREFÁCIO |
13 |
INTRODUÇÃO |
15 |
O projeto de pesquisa |
15 |
Plano de trabalho |
21 |
Breve panorâmica do modelo greimasiano |
24 |
I - CONTEXROS DE FORMULAÇÃO DO CONCEITO DE DIALOGISMO |
35 |
1. Bakhtin e a intuição diálogica |
35 |
2. Kristeva: o texto como infinito |
46 |
3. A polifonia de Oswald Ducrot |
58 |
4. Maringueneau: um vizinho da semiótica |
61 |
II - A CONCEPÇÃO SEMIÓTICA DO DIALOGISMO |
69 |
1. O projeto de Greimas |
70 |
2. A operacionalização do conceito |
76 |
2.1 - Os trabalhos de J. Courtés |
77 |
2.2 - O model cognitivo de Fontanille |
85 |
2.3 - Sémiotique des pasions: ampliando o alcance do modelo |
90 |
3. Balanço: o quadro conceptual do dialogismo |
95 |
3.1 - Resumo do percurso teórico |
95 |
3.2 - Notas para uma definição semiótica do dialogismo discursivo |
100 |
3.3 - Vislumbre das instâncias pressupostas do dialogismo |
104 |
III - OS CAMINHOS DA CANÇÃO |
111 |
1. Materia para a constitução do corpus |
113 |
2. Linhas de análise |
114 |
3. A configuração da "caminhada" |
117 |
3.1 - As paráfrases do dicionário |
117 |
3.2 - O percurso gerativo |
120 |
3.2.1 - Nível das precondições |
120 |
3.2.2 - Nível fundamental |
122 |
3.2.3 - Nível narrativo |
122 |
3.2.4 - Nível discursivo |
124 |
4. A "caminhada" nas canções da jovem guarda |
126 |
4.1 - As surpresas da vida |
127 |
4.2 - Nem mesmo sei por que sou mau assim |
134 |
5. A "caminhada" na MPB |
145 |
5.1 - O amor morto motor da saudade |
145 |
5.2 - Rodando o país inteiro |
158 |
6. A "caminhada" em canções do tropicalismo |
173 |
6.1 - No sol dos cinco sentidos |
173 |
6.2 - Em Ipanema e no meu coração |
179 |
7. Balanço |
186 |
7.1 - O sujeto espistemológico da jovem guarda |
188 |
7.2 - O sujeto espistemológico da MPB |
190 |
7.3 - O sujeto espistemológico tropicalista |
193 |
IV - ACORDES DISSONANTES |
197 |
1. A configuração da "canção" |
198 |
1.1 - O Aurélio, de novo |
198 |
1.2 - A "canção" no percurso gerativo |
200 |
1.2.1 - Nível das precondições |
200 |
1.2.2 - Nível fundamental |
200 |
1.2.3 - Nível narrativo |
201 |
1.2.4 - Nível discursivo |
202 |
2. A "canção" na jovem guarda |
204 |
2.1 - Para nunca esquecer o nosso amor |
205 |
2.2 - Aquelas cançães do Roberto |
212 |
3. A "canção" na MPB |
221 |
3.1 - Pra não ver a banda passar |
221 |
3.2 - Prepare o seu coração |
241 |
3.3 - Polifonia emepebista |
257 |
4. A "canção" nos textos do tropicalismo |
262 |
5. Diálogos |
296 |
5.1 - Paradigma da "canção" jovemguardista |
296 |
5.2 - Paradigma da "canção" emepebista nostálgica |
299 |
5.3 - Paradigma da "canção" emepebista apostólica |
302 |
5.4 - Paradigma da "canção" tropicalista |
305 |
5.5 - Quadro comparativo da "canção" |
307 |
5.6 - Visões de outro e de si mesmo |
311 |
5.7 - Esboço de definição sintagmtica do sujeto tropicalista |
327 |
5-7.1 - O percurso narrativo espistemológico |
328 |
5.7.2 -A construção do objeto: Tropicália |
332 |