Alegria, alegria

Registrazione originale fatta per la Philips il 9 ottobre 1967.
Pubblicato nell'LP Caetano Veloso (1968)

Caetano VelosoCaetano Emanuel Viana Teles Veloso. Santo Amaro da Purificação, 7/8/1942.
  (voz)

Toyo [Beat Boys]
  (teclados)

Daniel [Beat Boys]
  (guitarra elétrica)

Cacho Valdez [Beat Boys]
  (guitarra elétrica)

Willy Werdaguer [Beat Boys]
  (baixo elétrico)

Tony Osanah [Beat Boys]
  (coro, pandeiro)

Marcelo Frias [Beat Boys]
  (bateria)

Caminhando contra o vento
Sem lenço sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou

O sol se reparte em crimes
Espaçonaves, guerrilhas
Em Cardinales bonitas
Eu vou

Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes pernas bandeiras
Bomba e Brigitte Bardot

O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia?
Eu vou

Por entre fotos e nomes
Os olhos cheios de cores
O peito cheio de amores vãos
Eu vou

Por que não? Por que não?

Ela pensa em casamento
E eu nunca mais fui à escola
Sem lenço sem documento
Eu vou

Eu tomo uma coca-cola
Ela pensa em casamento
E uma canção me consola
Eu vou

Por entre fotos e nomes
Sem livros e sem fuzil
Sem fome sem telefone
No coração do Brasil

Ela nem sabe até pensei
Em cantar na televisão
O sol é tão bonito
Eu vou

Sem lenço sem documento
Nada no bolso ou nas mãos
Eu quero seguir vivendo amor
Eu vou

Por que não? Por que não?


© Editora Arlequim

Note:

   Presentata al III Festival de Música Popular Brasileira della TV Record, nel 1967, fu, con Domingo no parque, di Gilberto Gil, la musica più innovativa di quel concorso: rompendo con i tabù vigenti, Caetano cantò accompagnato da un gruppo iê-iê-iê (chitarra, batteria, organo e pandeiro). Musica-manifesto di un movimento che cominciava, Alegria, alegria ricusava tutte le pastoie ("Caminhando contra o vento/Sem lenço sem documento") e esprimeva nel suo ritornello ("Por que não?") la rottura con i preconcetti musicali, simbolizzati in quel momento dalla guerra alla chitarra elettrica. Secondo Augusto de Campos, Alegria, alegria segna, nella música popular brasileira, la presa di coscienza della realtà urbana, industriale, multipla e frammentata, attraverso un linguaggio nuovo, pure frammentato, capace di captare "por entre fotos e nomes" il mosaico informativo delle notizie, la simultaneità dell'era moderna, il tutto dentro i suoniu e i rumori dell'era elettronica.

   Apresentada no III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967, foi, com Domingo no parque, de Gilberto Gil, a música mais inovadora daquele certame: rompendo com os tabus vigentes, Caetano cantou acompanhado de um conjunto de iê-iê-iê (guitarra, bateria, órgão e pandeiro). Música-manifesto de um movimento que se iniciava, Alegria, alegria recusava todas as peias ("Caminhando contra o vento/Sem lenço sem documento") e exprimia em seu: estribilho ("Por que não?") a ruptura com os preconceitos musicais, então simbolizados pela guerra à guitarra elétrica. Segundo Augusto de Campos, Alegria, alegria marca, na música popular brasileira, a tomada de consciência da realidade urbana, industrial, múltipla e fragmentária, através de uma linguagem nova, também fragmentária, capaz de captar "por entre fotos e nomes" o mosaico informativo das notícias, a simultaneidade da era moderna, emoldurada pelos sons e ruídos da era eletrônica.
[Augusto de Campos in(Nova) História da Música Popular Brasileira - Caetano Veloso, fascicolo + disco, Abril Cultural, 1972 - 1978]


Per saperne di più troverete degli approfondimenti nei link qui sotto:

Camminando contro vento
Senza fazzoletto, né documento
Al sole di un quasi dicembre
Io vado
Il sole si divide in crimini
Navi spaziali, guerriglie
In Cardinali belle
Io vado
Tra i volti di presidenti
Tra grandi baci d’amore
Tra denti, gambe, bandiere
Bomba e Brigitte Bardot
Il sole sulle rivendite dei giornali
Mi riempie di allegria e pigrizia
Chi legge tante notizie?
Io vado
Tra fotografie e nomi
Gli occhi pieni di colori
Il petto colmo di amori vani
Io vado
Perché no? Perché no?
Leì pensa al matrimonio
E io non sono più andato a scuola
Senza fazzoletto, senza documento
Io vado
Io bevo una coca-cola
Lei pensa al matrimonio
Una canzone mi consola
Io vado
Tra fotografie e nomi
Senza libri e senza fucile
Senza fame, senza telefono
Nel centro vitale del Brasile
Lei neanche sa che ho perfino pensato
Di cantare alla televisione
Il sole è così piacevole
Io vado
Senza fazzoletto, senza documento
Nulla in tasca o nelle mani
Io voglio continuare a vivere
Amore
Io vado
Perché no? Perché no?



Note:
Traduzione di Paolo Scarnecchia, Musica Popolare Brasiliana, Gammalibri, 1983, p. 121.

   Presentata al III Festival de Música Popular Brasileira della TV Record, nel 1967, fu, con Domingo no parque, di Gilberto Gil, la musica più innovativa di quel concorso: rompendo con i tabù vigenti, Caetano cantò accompagnato da un gruppo iê-iê-iê (chitarra, batteria, organo e pandeiro). Musica-manifesto di un movimento che cominciava, Alegria, alegria ricusava tutte le pastoie ("Caminhando contra o vento/Sem lenço sem documento") e esprimeva nel suo ritornello ("Por que não?") la rottura con i preconcetti musicali, simbolizzati in quel momento dalla guerra alla chitarra elettrica. Secondo Augusto de Campos, Alegria, alegria segna, nella música popular brasileira, la presa di coscienza della realtà urbana, industriale, multipla e frammentata, attraverso un linguaggio nuovo, pure frammentato, capace di captare "por entre fotos e nomes" il mosaico informativo delle notizie, la simultaneità dell'era moderna, il tutto dentro i suoniu e i rumori dell'era elettronica.

   Apresentada no III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967, foi, com Domingo no parque, de Gilberto Gil, a música mais inovadora daquele certame: rompendo com os tabus vigentes, Caetano cantou acompanhado de um conjunto de iê-iê-iê (guitarra, bateria, órgão e pandeiro). Música-manifesto de um movimento que se iniciava, Alegria, alegria recusava todas as peias ("Caminhando contra o vento/Sem lenço sem documento") e exprimia em seu: estribilho ("Por que não?") a ruptura com os preconceitos musicais, então simbolizados pela guerra à guitarra elétrica. Segundo Augusto de Campos, Alegria, alegria marca, na música popular brasileira, a tomada de consciência da realidade urbana, industrial, múltipla e fragmentária, através de uma linguagem nova, também fragmentária, capaz de captar "por entre fotos e nomes" o mosaico informativo das notícias, a simultaneidade da era moderna, emoldurada pelos sons e ruídos da era eletrônica.
[Augusto de Campos in(Nova) História da Música Popular Brasileira - Caetano Veloso, fascicolo + disco, Abril Cultural, 1972 - 1978]


Per saperne di più troverete degli approfondimenti nei link qui sotto:

100 CANÇÕES ESSENCIAIS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA dalla rivista BRAVO! nel suo numero speciale dedicato, appunto, alle 100 canzoni essenziali della MPB, pubblicato nel maggio 2008.
Caminando contra el viento
Sin plata, sin documentos
Al sol de otro verano
Yo voy...

El sol se reparte en crimen
Espacio-naves guerrillas
Minifaldas muy bonitas
Yo voy...

En caras de casaderas
En dulces besos de amor
En dientes bombas caderas
Como en Brigitte Bardot
El Sol en quioscos de revistas
Derrama su alegría y delicia
Quien lee tanta noticia
Yo voy…
Por entre fotos y nombres
Los ojos llenos de soles
El pecho pleno de amores
Yo voy...
Yo voy...

¿Porqué? ¿Porque no?

Ella piensa en casamiento
Yo nunca volví a la escuela
Sin plata, sin documentos
Yo voy...

Tomo una limonada, ella piensa en casamiento
Mis canciones solo pienso
Yo voy...

Por entre fotos y sombras
Sin libros y sin fusil
Sintiendo siempre latiendo
Mi corazón tan feliz
Ella no sabe que pensé
Cantar en la televisión
El sol está brillando
Y voy...

Sin plata, pero cantando
Y nada llevo en las manos
Yo quiero seguir viviendo... amor

Yo voy...

¿Porqué? ¿Porqué no? ¿Porqué no?


Versión en español: Billy Bond