MÚSICA É PERFUME
MARIA BETHÂNIA

Copertina
Durata:
01:22:00
Classificazione:
POP
WORLD
MPB
1o disco / A. Registraz.
2005
Pubblicato nel:
2005
Etichetta / CODICE:
QUITANDA
QUI 006
QUITANDA
QUI 006
Formato:
logo
Note:
Documentario del regista francese Georges Gachot con interventi musicali tratti dallo show "Brasileirinho"

Tudo começou no Festival de Montreux, na Suíça, em 1998, quando o documentarista francês Georges Gachot, há 15 anos especialista em filmes sobre música clássica, foi a um show de Maria Bethânia pela primeira vez. A perplexidade diante do que viu, o “choque com a presença dela em cena, sua concentração incrível de emoção, seus pés nus”, segundo ele próprio, resultou na vontade imediata de fazer um documentário sobre a cantora. A imersão do cineasta num universo musical completamente desconhecido para ele, o de Bethânia, e por extensão o brasileiro, desaguou na sensibilidade crua de Maria Bethânia- Música é Perfume.

Decidido a fazer o filme, Gachot gastou cinco anos, de 1998 a 2003, num processo de pesquisa sobre a cantora e toda a história da música brasileira. O olhar estrangeiro e surpreso do cineasta confere ao filme um frescor, livrando-o de quaisquer chavões e ranço de repetição. Talvez o desconhecimento por parte de Gachot da carreira de Bethânia e da música brasileira seja uma explicação para a forma de desenvolvimento da narrativa: ele busca incessantemente a contextualização. Assim, Música é Perfume é, antes de mais nada, uma análise do processo criativo de Bethânia dentro da perspectiva do processo de formação da música popular brasileira. O filme traça um paralelo entre a vida da cantora e as transformações sociais ocorridas no Brasil.

O documentário é todo narrado pela própria Bethânia. Mais do que isso, sua voz nos conduz a uma viagem pelos vários sons e matizes que embalam e colorem o imenso mosaico humano-cultural que compõem a nação. Não à toa, as filmagens ocorrem durante a gravação do disco Que Falta Você me Faz, dedicado à obra de um dos mais brasileiros de nossos poetas, Vinicius de Moraes, e a turnê do show Brasileirinho, em que a cantora lança um olhar apaixonado sobre o Brasil, a partir de referências incondicionais da arte brasileira. Gachot procura representar Bethânia como a voz síntese de um povo que tem a música como alimento e analgésico, como uma forma de redenção para a miséria ancestral que o assola.

Para o diretor, o mais importante era mostrar de onde vinha a música de Bethânia. Por isso, o registro dos ensaios, que ratificam o total domínio que a cantora tem do seu ofício, e a ida a Santo Amaro, cidade natal de Bethânia: - Meu objetivo com o filme era pôr na tela a grandeza da música de Bethânia. Não quis que a história quebrasse a música. Quando as canções me davam a oportunidade, eu contava a história – disse.

Mas essas histórias também preenchem de humanidade a ode a uma estrela da canção. Além da própria Bethânia, que conta curiosidades de família (“Eu e Caetano adorávamos brincar de faquir quando crianças... Eu acho que foi a primeira aula de concentração que nós fizemos.”), há outros depoimentos que permeiam todo o filme, como o do irmão Caetano (que sugeriu o nome Maria Bethânia, inspirado na música homônima eternizada por Nelson Gonçalves), da mãe Dona Canô, dos amigos Chico Buarque, Nana Caymmi e Gilberto Gil, e também do fiel maestro Jaime Alem.

O título Música é Perfume vem de uma idéia da própria Bethânia. Para ela, “nada como um cheiro ou uma música para nos fazer sentir, viver, lembrar”. A confirmação de suas próprias palavras vem em seguida, ao ouvir sua interpretação de Melodia Sentimental, e se emocionar - a voz mora em mim, mas não sinto como se fosse minha. É uma expressão de Deus, uma fagulha – diz a cantora.

Não a sente como sua, porque pertence também a todos os “brasileirinhos”, aquela gente humilde que aparece na abertura do filme catando lixo e vendendo cerveja na praia de Ipanema, com Bethânia falando o texto Pátria Minha, de Vinicius, ao fundo. A voz de Bethânia é isso, é aquela que está presente em cada um de nós, a porção individual de fagulha divina. E, ao mesmo tempo, é expressão humana e síntese de todo um país. Música é Perfume capta a simbiose única entre uma voz e um país, até que não se saiba mais onde termina um e começa o outro.

Nos extras, cenas de Bethânia em estúdio cantando músicas como Gente Humilde, Nature Boy, Lamento no Morro, Eu não existo sem você e A Felicidade. E ainda, depoimentos de Suzana De Moraes, Caetano Veloso, Moogie Canázio, Miúcha e Chico Buarque.
Sidimir Sanches
1 Patria minha
(Vinicius de Moraes)
2 Gente humilde
(Francisco "Chico" Buarque de Hollanda, Vinicius de Moraes, Garóto)
3 Você vai ficar na saudade
(Benito di Paula)
4 Estranho olhar
(Capinan, Roberto Mendes)
5 Bom dia tristeza
(Vinicius de Moraes, Adoniran Barbosa)
6 Lamento no morro
(Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim)
7 Tarde em Itapoã
(Vinicius de Moraes, Toquinho)
8 Salve as folhas
(Ildásio Tavares, Santana Geronimo Duarte)
9 Ya Ya Massemba
(Capinan, Roberto Mendes)
10 Se todos fossem iguais a você
(Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim)
11 Maria Bethânia
(Capiba)
12 O que tinha de ser
(Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim)
13 Luar do sertão
(Catulo da Paixão Cearense, João Pernambuco)
14 Bachianas brasileiras no. 5
(Heitor Villa-Lobos)
15 Motriz
(Caetano Veloso)
16 Purificar o subaé
(Caetano Veloso)
17 Cantiga para Janaina
(Dominio Pubblico)
18 Estrela do mar
(Marino Pinto, Paulo Soledade)
19 As pastorinhas
(Noel Rosa, João De Barro [Braguinha])
20 Olhos nos olhos
(Francisco "Chico" Buarque de Hollanda)
  Olhos nos olhos
(Francisco "Chico" Buarque de Hollanda)
21 Samba de benção
(Vinicius de Moraes, Baden Powell)
22 Mulher sempre mulher
(Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim)
23 Rio de Janeiro (Isto é meu Brasil)
(Ary Barroso)
24 Cabocla Jurema
(Dominio Pubblico)
25 João Valentão
(Dorival Caymmi)
26 Sussuarana
(Luiz Peixoto, Heikel Tavares)
27 Teresinha
(Francisco "Chico" Buarque de Hollanda)
28 Medo de amar
(Vinicius de Moraes)
29 O meu amor
(Francisco "Chico" Buarque de Hollanda)
30 Negue
(Adelino Moreira, Enzo de Almeida Passos)
31 Melodia sentimental
(Heitor Villa-Lobos, Dora Vasconcelos)
32 EXTRA - CANÇÕES: Gente humilde
(Francisco "Chico" Buarque de Hollanda, Vinicius de Moraes)
33 EXTRA - CANÇÕES: Nature Boy
(eden ahbez, versão de Caetano Veloso)
34 EXTRA - CANÇÕES: Lamento no morro
(Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim)
35 EXTRA - CANÇÕES: O que tinha de ser
(Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim)
36 EXTRA - CANÇÕES: A felicidade
(Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim)
37 EXTRA - CANÇÕES: Eu não existo sem você
(Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim)
38 EXTRA - CANÇÕES: Sensível demais
(José Augusto)
39 EXTRA - CANÇÕES: Tarde em Itapoã
(Vinicius de Moraes, Toquinho)
40 EXTRA - REFLEXÕES SOBRE BETHÂNIA
41 Caetano Veloso
42 Chico Buarque
43 Miúcha
44 Susana de Moraes
45 Moogie Canazio

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