OBRIGADO, DARCY!
FIÓTI

Copertina
Classificazione:
POP
MPB
1o disco / A. Registraz.
2016
Pubblicato nel:
2016
Etichetta / CODICE:
Laboratório Fantasma
Formato:
logo
Note:
Após o lançamento do álbum "Gente Bonita" foi lançada nas plataformas digitais uma versão de Obrigado, Darcy que continha, em seu início, um fragmento de texto - - lido por Caetano Veloso - do próprio Darcy Ribeiro.


A música "Obrigado, Darcy" originalmente foi feita sob encomenda, em 2014, ano da Copa no Brasil. Me uni à Sony Music e à Apex para fazer uma música sobre o Brasil no ano da Copa do Mundo . Queríamos muito que fosse o EMICIDA o compositor dessa música, então eu alertei que o Emicida iria gostar de fazer, mas que ele retrataria o Brasil real, longe do olhar "gringo" que muitas músicas feitas nesses momentos tentam retratar. Eles compreenderam, e eu desenhei o projeto conjuntamente com Leandro. Resolvemos chamar o Nave para produzir e o Rael para compor com Emicida, pois o tempo era curto, e nessas horas não se brinca; tem que estar no projeto quem é bom, rápido e sagaz.

Conseguimos produzir a música e o clipe no tempo que os clientes precisavam, e então a música seria apresentada ao vivo pela primeira vez no festival SXSW, em Austin (Texas). A música nesse período já estava pronta, eu já tinha ouvido, mas infelizmente na correria. Quando coloquei os fones pra ouvi-la atentamente no avião, percebi a grandeza da letra e do que ali estava sendo dito. Embora eu adore a versão original, queria que a letra sobressaísse mais e fiquei com essa idéia na cabeça. Passaram alguns meses, e eu, estudando violão, bati um acorde e me veio toda uma nova melodia e uma harmonia na cabeça para essa música.

Gravei no celular e mandei um áudio para o Emicida. Ele gostou e se emocionou com a versão, então eu disse que quando fosse gravar um disco queria ter essa música nele.

No início deste projeto, fiz o arranjo e convidei um grande amigo meu, Cabé, para tocar o violão. Ele fez bonito: cuidadoso e com ouvidos atentos, fez um trabalho simples e sonoramente lindo, como eu imaginara. Convidei também o Thiago França, e de uma maneira inusitada (risos)! Postei uma foto no Instagram com a partitura da música, e tinha um trecho escrito "improviso".Thiago comentou a foto, e claro, eu falei que era uma honra recebê-lo no meu projeto. Para mim, Thiago é a síntese do que de melhor é produzido na música brasileira atualmente: um grande músico, profissional, companheiro e pau pra toda obra, um cara indescritível que somou lindamente nessa música. Minha idéia era ter uma nova versão da "Obrigado, Darcy" em que a letra desse de cara com as pessoas e todos pudessem prestar atenção e refletir sobre o que de fato é o Brasil. Uma homenagem honesta, linda e verdadeira ao mestre Darcy Ribeiro.


“A faixa é uma releitura da canção de Emicida, Rael e Nave, feita em 2014 por encomenda para um projeto especial. Aos olhos de Fióti, a ideia era, com a nova roupagem, fazer com que a letra se sobressaísse. “Minha ideia era ter uma nova versão da ‘Obrigado, Darcy’, em que a letra desse de cara com as pessoas e todos pudessem prestar atenção e refletir sobre o que de fato é o Brasil”, diz o músico.

Ele ressalta ainda a contemporaneidade da música. “Darcy Ribeiro foi um mestre. De tempos em tempos é necessário revisitar sua obra para sabermos quem somos e para onde devemos ir. Ela deixa claro que um povo jamais poderá ser grande e se tornar uma nação se não respeitar seu passado, aprender com seus erros e corrigi-los. Darcy passou a vida tentando fazer isso, foi vitorioso em muitas coisas, mas infelizmente não conseguiu tudo o que queria, que na verdade é o sonho de muitos brasileiros: uma sociedade mais justa. Mas ele deixa um legado e uma obra de extrema importância para a cultura brasileira”, completa Fióti.”
1 Obrigado, Darcy! (Acústica)
(Emicida, Nave, Rael)

email me © 2003 - 2023 Maurizio Galdiolo - E-mail: grog53@gmail.com