História social da música popular brasileira
José Ramos Tinhorão

Copertina
Edito nel:

1998
Editore/Produttore:

Editora 34
São Paulo
Formato:
logo
Introdução 9
PARTE I: A CIDADE EM PORTUGAL (Século XVI)
1. Individualismo, viola e canção 17
PARTE II: BRASIL COLÔNIA
1. Cantigas da vila, folgares do campo 35
(Século XVII)
2. Gregório de Matos: glosa em cantigas no Recôncavo baiano 55
(Século XVIII)
Os cantos e as danças
3. As chulas e fofas da Bahia 79
4. O lundu e os fados do terreiro aos salões 99
5. Domingos Caldas Barbosa: a modinha e o "pecado das orelhas" 115
(Século XIX)
PARTE III: BRASIL IMPÉRIO
1. Os poetas românticos e a canção seresteira 129
Música instrumental
2. O som da cidade na música de barbeiros 155
3. Bandas nos coretos, marchas e frevo nas ruas 177
4. A nacionalização sonora pelo choro 193
(Séculos XIX e XX)
PARTE IV: BRASIL REPÚBLICA
Classe média: da moda francesa à música americana
1. Vida noturna, tangos e cançoneras 207
2. Lundus, maxixes e sambas em revista 237
3. A música "produto": o advento da música americana 247
Classes baixas: som do campo na música da cidade
4. As criaçes do povo: marchas de ranchos baianos, sambas baiano-cariocas 263
(Século XX)
PARTE V: O ESTADO NOVO
A era da música popular nacional
1. Getúlio Vargas: música popular, produto e propaganda 289
PARTE VI: O PÓS-GUERRA
A atração do "internacional"
1. A montagem brasileira da bossa nova e o protesto musical universitário 307
PARTE VII: O REGIME MILITAR DE 1964
A era do colonialismo musical
1. O movimento tropicalista e o "rock brasileiro" 323
Fontes e bibliografia 351

email me © 2003 - 2023 Maurizio Galdiolo - E-mail: grog53@gmail.com