Introdução |
9 |
PARTE I: A CIDADE EM PORTUGAL (Século XVI) |
|
1. Individualismo, viola e canção |
17 |
PARTE II: BRASIL COLÔNIA |
|
1. Cantigas da vila, folgares do campo |
35 |
(Século XVII) |
|
2. Gregório de Matos: glosa em cantigas no Recôncavo baiano |
55 |
(Século XVIII) |
|
Os cantos e as danças |
|
3. As chulas e fofas da Bahia |
79 |
4. O lundu e os fados do terreiro aos salões |
99 |
5. Domingos Caldas Barbosa: a modinha e o "pecado das orelhas" |
115 |
(Século XIX) |
|
PARTE III: BRASIL IMPÉRIO |
|
1. Os poetas românticos e a canção seresteira |
129 |
Música instrumental |
|
2. O som da cidade na música de barbeiros |
155 |
3. Bandas nos coretos, marchas e frevo nas ruas |
177 |
4. A nacionalização sonora pelo choro |
193 |
(Séculos XIX e XX) |
|
PARTE IV: BRASIL REPÚBLICA |
|
Classe média: da moda francesa à música americana |
|
1. Vida noturna, tangos e cançoneras |
207 |
2. Lundus, maxixes e sambas em revista |
237 |
3. A música "produto": o advento da música americana |
247 |
Classes baixas: som do campo na música da cidade |
|
4. As criaçes do povo: marchas de ranchos baianos, sambas baiano-cariocas |
263 |
(Século XX) |
|
PARTE V: O ESTADO NOVO |
|
A era da música popular nacional |
|
1. Getúlio Vargas: música popular, produto e propaganda |
289 |
PARTE VI: O PÓS-GUERRA |
|
A atração do "internacional" |
|
1. A montagem brasileira da bossa nova e o protesto musical universitário |
307 |
PARTE VII: O REGIME MILITAR DE 1964 |
|
A era do colonialismo musical |
|
1. O movimento tropicalista e o "rock brasileiro" |
323 |
Fontes e bibliografia |
351 |