Introdução |
9 |
1 - "LITERATURA DE PERFORMANCE" E A POESIA DA CANÇÃO BRASILEIRA |
11 |
1.1 - Literatura e Performance |
11 |
1.2 - Texto Musical como Artefato Escrito |
14 |
1.3 - Poesia e Música Popular na História Cultural Brasileira |
16 |
1.4 - MPB como Assunto Crítico |
19 |
2 - O DINAMISMO CULTURAL DOS ANOS 60 |
25 |
2.1 - A Letra da Bossa Nova e a Poesia Moderna Brasileira |
28 |
2.2 - O Compromisso Social na Msica e na Poesia |
32 |
2.3 - Os Festivais da Msica Popular |
35 |
3 - CHICO BUARQUE: BANDA, MÚSICA E POESIA |
39 |
3.1 - Uma Concepção Mítico-mágica da Canção |
40 |
3.2 - As Janelas da Alma |
42 |
3.3 - Imagens de Desilusão |
45 |
3.4 - Traços de uma Herança Literária |
46 |
3.5 - A Canção e o Contexto Dramático |
49 |
3.6 - Visões do Brasil |
52 |
3.7 - Reflexões Metalinguísticas do "Eu" na Canção |
56 |
4 - CAETANO VELOSO E A TROPICÁLIA |
61 |
4.1 - O Surgimento de um Poeta na Canção |
61 |
.2 - Novos Conceitos de Composição: a incorporação do passado e do futuro |
63 |
4.3 - Inicio do Tropicalismo, Crítica da MPB e Oswald de Andrade |
64 |
4.4 - A Tropicália como Movimento |
72 |
4.5 - Outros Caminhos do Tropicalismo |
78 |
5 - CHICO BUARQUE: INTERTEXTUALIDADE DRAMÁTICA E DRAMATICIDADE INTERTEXTUAL |
83 |
5.1 - O Apelo Social em "Construção" e "Deus lhe Pague" |
83 |
5.2 - Inversão e Expansão do Repertório Popular |
88 |
5.3 - O Contexto Dramático |
92 |
5.4 - O Monólogo Dramático na Canção |
95 |
5.5 - O Diálogo Literário |
96 |
5.6 - Dupla Visão, Dupla Audição |
98 |
6 - OUTROS MUNDOS E OUTRAS PALAVRAS DE CAETANO VELOSO |
103 |
6.1 - Um Cenário Literário para a Canção Contemporânea |
103 |
6.2 - Da Página para o Palco: o Compositor como Escritor |
105 |
6.3 - Conceitos da Poesia Concreta na Msica Popular |
108 |
6.4 - "Outra Palavras" na Poesia da Canção |
112 |
6.5 - "Uns e Outros": Imagens do Eu e do Mundo |
115 |
7 - AUTORES E EXPERIÊNCIAS MÚSICO-POÉTICAS DOS ANOS 70 |
119 |
7.1 - Gilberto Gil: Canções de Natureza Poética |
119 |
7.2 - Tom Zé e a "Poemúsica" |
127 |
7.3 - Belchior: Um "Guitarrismo" Alusivo |
129 |
7.4 - Marcus Vinícius: Escrevendo e Reinventando a Canção |
132 |
7.5 - Zé Ramalho: Visões Poéticas Populares |
135 |
7.6 - Walter Franco: Experiências Concretas com o Rock |
138 |
7.7 - Completando o Côro |
141 |
8 - LITERATO CANTABILE: O PAPEL DO LETRISTA |
147 |
8.1 - Poesia para Ser Lida |
148 |
8.2 - Página e Palco: a Poesia em Duas Frentes |
149 |
8.3 - A Arte Híbrida de Jorge Mautner |
150 |
8.4 - Apropriações e Alusões |
152 |
8.5 - Experimentação Formal e Estrutural |
156 |
9 - VITALIDADE LÍRICA DE UMA LITERATURA DIVERSIFICADA |
165 |
BIBLIOGRAFIA |
167 |
DISCOGRAFIA |
175 |