Noites tropicais: Solos, Improvisações e memórias
Nelson Motta

Copertina
Edito nel:

2000
Editore/Produttore:

Editora Objetiva
Rio de Janeiro
Formato:
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Note:
Compositor - de letras de sucesso na MPB, como "Como uma onda" (com Lulu Santos), "Perigosa" (com Rita Lee) e "Você bem sabe" (com Djavan) -, produtor musical, e diretor artístico e também como escritor, Nelson Motta conhece como poucos a história da MPB, da qual é personagem desde o surgimento da bossa nova.

[da "Aula sobre a cultura pop, por Marcelo Silva Costa - http://www.screamyell.com.br/literatura/tropicais.htm] (...) "Noites Tropicais" funciona como uma quase biografia do autor, que conta suas memórias musicais, vividas como jornalista, produtor, compositor, diretor artístico, crítico musical, entre outras funções. Funciona melhor ainda como um diário de turma. Imagine-se contando a história da sua turma, os acontecimentos engraçados, fatos inusitados. O diferencial é que a turma de Nelson Motta tinha personagens com Vinícius de Moraes, João Gilberto, Roberto Carlos, Elis Regina, Rita Lee, e o grande Tim Maia (responsável pelos melhores trechos), além de muitos, mas muitos outros. É lógico que apenas bons personagens não rendem um bom livro. Se não houver, entre eles, uma ligação, uma história, poderia ser uma bobagem. Mas "Noites Tropicais" não é. A força do livro se concentra, claro, na histórias da bossa nova, em seu confrontamento com a jovem guarda, e nos festivais, febre da nascente indústria da televisão no Brasil. Na verdade, funciona melhor ainda como um diário dos anos de ditadura. E ganha pontos com isso, ao relacionar música com política. Porque é impossível distanciar algo cultural (seja livro, seja cinema, seja música) do ambiente em que ele foi gerado. Com isso, percebemos que a MPB foi, sim, um retrato inteligente dos anos difíceis pós AI5 e que o breganejo, o axé e o pagode, são o retrato perfeito do Brasil 2000, um país chafurdando em sua própria miséria cultural, e se divertindo com isso. Já foi diferente, e é esse o grande mérito de "Noites Tropicais". Trazer em seu conteúdo, para quem tem menos de 30 anos, histórias já contadas por muita gente, em vários lugares, mas nunca registradas em papel. Sendo assim, podemos perceber o valor de um Chico Buarque, hoje afastado da mídia. Apenas o episódio "Julinho da Adelaide" é tão importante para a música brasileira quanto o Sex Pistols tocando às margens do Tamisa, no Jubileu da Rainha, em 1977, para a música inglesa. Fora isso, o livro ainda é divertidíssimo. E Tim Maia é personagem central de várias das passagens antológicas do livro. Numa dessas, depois do grande sucesso de "Primavera", que vendeu milhares de discos, Tim foi para Londres e se esbaldou com tudo (drogas, bebidas, brigas) e voltou com 200 doses de LSD para distribuir aos amigos. Nelson conta que assim que chegou a Philips (sua gravadora), Tim visitou diversos departamentos, começando pelos mais caretas, como a contabilidade e o jurídico, e repetia, sempre o mesmo discurso ao funcionário da repartição: "Isto aqui é um LSD, que vai abrir sua cabeça, melhorar a sua vida, fazer de você uma pessoa feliz. É muito simples: não tem contra-indicações, não provoca dependência e só faz bem. Toma-se assim". Nelson diz que após isso, Tim jogava um ácido na boca e deixava outro na mesa do funcionário (imagina a cara de babaca do cara). Como era o sucesso da gravadora, todo mundo achava graça. E até o presidente da companhia ganhou a sua dose. É mole? É claro que o livro comete alguns erros, afinal é a versão de uma pessoa sobre a vida de muitas outras. Principalmente quando o assunto é o rock nacional anos 80. Mas é necessário observar que Nelson tinha mesmo que contar a história da sua turma, da turma dele. O rock nacional é outra turma, é a minha turma, e esse capítulo terá que ser contado por outro. Isso explica erros infantis como trocar uma palavra -importante - na letra de "Inútil" do Ultraje ou achar que o Ira! nunca esteve entre as grandes bandas dos anos 80. Mas é perdoável, afinal não podemos cobrar de um cara que quis aprender violão, para tocar bossa nova (com a sua turma), que ele venha tocar guitarra e sair com a galera dos anos 80 (a nossa). Esses erros e acertos chamam-se História (com H maiúsculo e dourado, como diria Humberto Gessinger dos Engenheiros do Hawaii). E para aqueles, que como eu, acham que cultura pop devia (quem sabe um dia) ser estudada em escolas, "Noites Tropicais" é obrigatório. É muito mais interessante que física, química ou gramática (como aprovaria Renato Russo). É um retrato antigo de um país inteligente. Um tempo que dificilmente voltará. Um livro para roqueiros (como eu), sambistas, tropicalistas, rappers e sobretudo, um livro para a juventude. Era assim. Marcelo, 29, é editor do fanzine de cultura pop Scream & Yell. .
Rio de Janeiro, 1957 9
Aquela noite 13
Cantinhos e violões 17
Garotos de Copacabana 25
A turma da Zona Norte 31
Batidas diferentes 34
A primeira vez 41
Na corte do Imperial 46
As Viniçadas 54
O balanço do gringo 57
O Véio e o ma 61
Forma e função 69
Iemanjá na Broadway 78
Estrelas e pilantras 84
Musas da oposição 88
Jovens tardes de domingo 93
Os brotos comandam 99
Guitarras e violões 106
Risos e vaias 115
Mocinhos e banddos 122
Artes e ofícios 128
Quem tem medo de Elis Regina? 132
A grande chance 139
O berimbau de ouro 144
Depois do vendaval 152
Tempos quente 158
Alvorada tropicalista 165
Chega de saudade 172
No olho do furação 183
Novas alianças 192
Dupla do barulho 200
Ouro e chumbo 207
Viajandão 214
Apesar de tudo 220
Entre o céu e o inferno 226
Loucuras de verão 233
Juntos e ao vivo 240
O professor 245
Pirados, friques e doidões 248
A ferro e fogo 260
O driblador 267
O gordo e o magro 272
Feitiçarias 278
Som, sol e surf 283
Dançar para não dançar 291
Noites frenéticas 304
Duelo musical 311
Música prapular brasileira 315
Noites paulistanas 323
O verão do rock 335
Subindo o morro 350
Força estranha 358
Noites romanas 363
Filhos da revolução 374
O grande amanhã 382
Pinimbas e armações 391
Desencontros históricos 400
Saudades do Brasil 409
Primavera no Rio 416
Harmonias e contrastes 429
Bem que se quis 438
Canganceiros e sertanejos 444
Crédito das Ilustrações 457
Crédito das Músicas Citadas 459
Referências Bibliograficas 461

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