Os donos da voz - indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura
Marcia Tosta Dias
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Edito nel: 2000
Editore/Produttore: Boitempo Editorial São Paulo
Formato: Note: Este livro oferece uma análise primorosa e inédita do funcionamento da indústria fonográfica brasileira e nos permite compreender os meandrosda produção dessas mercadorias culturais.
A autora avalia os avanços da indústria fonográfica no mundo, examinando sua organização administrativa, seus critérios de produção, seus números cada vez mais astronômicos, suas fusões e seus produtos em série ou diferenciados. Traça um amplo diagnóstico da produção independente e lança questões instigantes sobre a difusão musical via internet, procurando estimar o impacto das novas tecnologias na manutenção do poder das grandes companhias.
Ela demonstra que são donos da voz não somente os grandes conglomerados empresariais mas todos os agentes envolvidos na produção de músicas, mesmo os que ainda não têm acesso à grande difusão. Considerando o enorme potencial musical existente no Brasil, por mais que hoje esses donos ainda sejam poucos, a autora nos mostra, afinal, que a voz pode ser de todos.
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Prefácio, por Renato Ortiz |
11 | Introdução |
15 | Industria fonografica:pressupostos teóricos e históricos |
23 | 1. A atualidade do conceito de indústria cultural |
23 | 2. Indústria fonográfica e mundialização da cultura |
31 | 3. Sobre música popular |
45 | Trajetória da indústria fonográfica brasileira: anos 70 e 80 |
51 | 1. Os anos 70 e o mercado internacional-popular |
51 | 2. Estrutura e organização das Majors no Brasil: anos 1970 e 1980 |
65 | Os anos 90 e as mudanças na indústria fonográfica brasileira |
91 | 1. Ainda o processo de produção: o produtor musical |
91 | 2. A terceirização |
102 | 3. Formas de mundialização da indústria fonográfica |
116 | O espaço da produção independente |
125 | 1. Pressuspostos |
125 | 2. Brasil: os anos 80 e a atitude independente |
131 | 3. Tinitus: uma indie em tempo de globalização |
141 | 4. Baratos afins: o alternativo como segmento |
151 | Aspectos da difusão |
157 | Considerações finais |
171 | Post-scriptum |
175 | Bibliografia |
179 | Entrevistas realizadas |
183 |
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