SINAL FECHADO - a música popular brasileira sob censura (1937-45 / 1969-78)
Alberto Moby Ribeiro da Silva
|
Edito nel: 2008
Editore/Produttore: Editora Apicum Rio de Janeiro
Formato: Note: O livro, originalmente escrito em 1994, tem suas raízes no subúrbio carioca de Campo Grande dos anos 70. Entremeado por letras de canções e histórias singulares, o texto de 'Sinal Fechado' produz uma capaz de oferecer ao leitor um passeio por nossa história recentemente marcada pela ditadura militar e a expressão da MPB - Música Popular Brasileira. Ao escrever o prefácio, José D'Assunção Barros destaca que no entrecruzamento de uma História Cultural e de uma História Política, onde o que se busca é examinar os jogos de poderes e contrapoderes que afetaram a Música Popular Brasileira em dois períodos específicos da nossa história, a obra também pode ser considerada um trabalho de História Comparada, uma vez que se propõe a examinar comparativamente a inserção da Música Popular Brasileira em dois contextos diferenciados de ditaduras - o Período Vargas e a Ditadura Militar. O objetivo central do autor, foi o de examinar - através da Censura mobilizada por estes dois governos ditatoriais contra a produção musical brasileira de sua época - as relações entre o Estado, a Sociedade e as práticas culturais relacionadas às atividades musicais. Trata-se de examinar as relações do Estado com a esfera da criação musical relacionada à Música Popular Brasileira. |
|
Introdução: |
| É PRECISO ESTAR ATENTO E FORTE |
| Razões pessoais e intrasferiveis |
23 | Razões acadêmicas |
26 | NÃO LEMBRO DE CANSEIRA MAIOR, EM TUDO É O MESMO SUOR |
| O método comparativo |
32 | As fontes |
34 | Capítulo I |
| A VIDA É AMIGA DA ARTE |
| A música na época de sua reproducibilidade técnica |
37 | As condições de reprodução da música popular no Brasil |
45 | Capítulo II |
| HOJE VOCÊ É QUEM MANDA: FALOU, TÁ FALANDO |
| Breve caracterização |
51 | Estado autoritário, coerção e consenso no Brasil |
63 | Autoritasismo ou autoritarismos? |
75 | Capítulo III |
| CUIDADO: HÁ UM MORCEGO NA PORTA PRINCIPAL |
| A censura durante o Estafo Novo |
81 | O DIP e a propaganda: a outra face da Censura |
85 | Durante o regime militar |
92 | Capítulo IV |
| NO CAMPO DO ADVERSARIO, É BOM JOGAR COM MUITA CALMA |
| A censura à música popular durante o Estado Novo |
105 | A censura à música popular durante o regime militar |
120 | MPB - uma expressão ambígua |
142 | A MPB e os anos duros |
146 | MPB e resitência |
150 | A invenção da tradição na MPB |
152 | O regime militar e a não-MPB |
160 | CONSDERAÇÕES FINAIS |
| SINAL FECHADO |
| Tanta coisa que eu tinha a dizer |
165 | ANEXOS |
171 | NOTAS |
175 | FONTES DE BIBLIOGRAFIA |
203 |
|
Ricerca:
Musibrasil
Non un genere nuovo, ma qualcosa che comincia dove i generi finiscono