Tropicaos
Rogério Duarte

Copertina
Edito nel:

2003
Editore/Produttore:

Art Bureau
Rio de Janeiro
Formato:
logo
Note:
Tropicaos é um documento fundamental para se conhecer a contracultura brasileira. Nele, se pode encontrar a reunião de obra de Rogério Duarte, que influenciou seminalmente Caetano Veloso e Glauber Rocha, em textos clássicos como A Grande Porta do Medo, um relato impressionante sobre a tortura sofrida pelo autor durante a ditadura militar, em 1968, e Notas Sobre o Desenho Industrial, que trazia, já em 1964, idéias que depois possibilitariam a criação da Tropicália.

Tropicaos è un documento fondamentale per conoscere la controcultura brasiliana . In esso si può trovarer la riunione delle opere di Rogério Duarte, che influenzò seminalmente Caetano Veloso e Glauber Rocha, in testi classici come A Grande Porta do Medo, un rapporto impressionante riguardo la tortura patita dall'autore durante la dittatura militare, nel 1968, e Notas Sobre o Desenho Industrial, che veicolava, già nel 1964, idee che successivamente resero possibile la creazione di Tropicália.
"Tropicaos" acontece, enfim, para enriquecer o conhecimento sobre o que foi mesmo o tropicalismo, movimento que até há pouco só subsistia na versão vencedora de seus maiores cânones. O ângulo radical de Rogério Duarte se soma a outros -como os de Rogério Duprat e Tom Zé. Cada um em escala própria, todos se opõem à idéia de genialidade e de santidade que ronda os inquestionáveis Caetano e Gil -a oposição a ela compunha o programa tropicalista, afinal. Difícil saber quem renunciou mais dramaticamente, se os radicais ou os moderados. Juntos ou separados, ainda hoje só fazem sentido amplo quando se integram numa única e contraditória geléia geral. Rogério Duarte, inspirador da "marginália" tropicalista, hoje oferece o brinde tardio de seu pensamento. Desreprimindo-se a si, desreprime junto a velha e cansada tropicália. O melhor: sincero a ponto de desconcertar, mas despojado de projeções piegas ou autopiedosas, se desvenda no livro como poeta profundo, mesmo quando proseia sobre a dor culpada do torturado(r).
apresentação (Narlan Matos) 7
abril 9
a grande porta do medo 23
cadernos 49
o fantasma da poesia 75
notas sobre o desenho industrial 109
tropicália revisitada 135
postfácio (Arnaldo Jabor) 169

email me © 2003 - 2023 Maurizio Galdiolo - E-mail: grog53@gmail.com