Música popular e sociedade no Brasil durante a ditatura militar: Chico Buarque e Caetano Veloso
Alessandro Gori

Copertina
Edito nel:

1995
Editore/Produttore:

Università di Venezia "Ca' Foscari
Venezia
Formato:
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Note:
Tesi di laurea discussa presso la Facoltà di Lingue e Letterature Straniere - anno accademico 1994-1995 - Relatore: prof. Manuel Gonçalves Simões
Agradecimentos 5
Sumário 7
Siglas utilizadas neste trabalho 8
Introdução 11
Capítulo 1: Aspectos históricos da música popular no Brasil 15
"Eu venho de três raças muito tristes" 15
Os vários ritmos que originaram o samba 21
O carnaval 24
A rádio e o "Estado Novo" 29
Ritmos regionais 35
Capítulo 2: Aspectos do momento político-cultural das décadas de 50 a 70, com particular referência à música popular 39
Após a II Guerra Mundial 39
JK e a euforia desenvolvimentista 45
A revolução da Bossa Nova 48
A efervescência cultural e o golpe de 1964 56
A repressão 74
Capítulo 3: Chico Buarque de Hollanda, um intelectual "engajado" 83
Noel e Vinicius 84
A adolescência e as primeiras canções 91
A popularidade de A banda 97
A Roda viva 108
O AI-5 e o exílio 110
A volta e os problemas com a censura 121
Chico depois da "abertura" 142
Capítulo 4: Caetano Veloso, um poeta caleidoscópico 149
A Tropicália 160
A prisão e o exílio 180
A volta 184
Os "Doces Bárbaros" 186
O múltiplo Caetano 200
Conclusões 205
Bibliografia 211

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