Introduzione |
III |
1. A herança do Modernismo |
1 |
1.1 As propostas da geração de 22 entre tradição e progresso |
5 |
1.1.1 A Nova Estética |
9 |
1.1.2 Recuperação dos valores culturais da própria tradição |
14 |
1.1.3 A arma da paródia |
16 |
1.2 Consciência do atual e da realidade nacional |
19 |
1.2.1 As raízes da nova identitade nacional |
21 |
1.2.2 A nova fisionomia do Brasil |
21 |
1.2.3 O novo estilo americano |
27 |
2 Música popular e Modernismo |
35 |
2.1 O valor poético das letras de música |
35 |
2.2 Origens e caracteres da MPB |
39 |
2.2.1 As músicas de Carnaval |
42 |
2.2.2 Música popular entre malandragem e oficialidade |
46 |
3 A herança da Bossa Nova |
53 |
3.1 As propostas do movimento entre música e poesia |
53 |
3.1.1 As inovações musicais |
54 |
3.1.2 As inovações poéticas |
58 |
3.2 O compromisso cívico e social do artista |
60 |
3.2.1 A canção de protesto |
61 |
3.2.2 O tempo da ditatura |
62 |
3.2.3 A era dos festivais |
63 |
3.2.4 O imperialismo americano e os meios de comunicações de massa |
64 |
3.2.5 Tropicalistas vs Tradicionalistas |
67 |
4 A obra poético-musical de Chico Buarque |
73 |
4.1 De "unanimidade nacional" a "símbolo da resistência": dois mal-entendidos a esclarecer |
73 |
4.2 Os anos da formação |
78 |
4.2.1 A poética do malandro |
79 |
4.2.2 A música como instrumento de esperança |
84 |
4.3 Os anos da criação |
85 |
4.3.1 A poética da letra de música |
86 |
4.3.2 Para uma nova concepção artística |
89 |
Conclusioni |
VI |
Bibliografia |
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