O nascimento da modernidade entre poesia culta e música popular. A herança do "Novo Estilo
Anna Contin

Copertina
Edito nel:

2001
Editore/Produttore:

Università di Padova
Padova
Formato:
logo
Note:
Tesi di laurea discussa presso la Facoltà di Lettere e Filosofia - Dipartimento di Romanistica - anno accademico 2000-2001 - Relatore: prof. Silvio Castro
Introduzione III
1. A herança do Modernismo 1
1.1 As propostas da geração de 22 entre tradição e progresso 5
1.1.1 A Nova Estética 9
1.1.2 Recuperação dos valores culturais da própria tradição 14
1.1.3 A arma da paródia 16
1.2 Consciência do atual e da realidade nacional 19
1.2.1 As raízes da nova identitade nacional 21
1.2.2 A nova fisionomia do Brasil 21
1.2.3 O novo estilo americano 27
2 Música popular e Modernismo 35
2.1 O valor poético das letras de música 35
2.2 Origens e caracteres da MPB 39
2.2.1 As músicas de Carnaval 42
2.2.2 Música popular entre malandragem e oficialidade 46
3 A herança da Bossa Nova 53
3.1 As propostas do movimento entre música e poesia 53
3.1.1 As inovações musicais 54
3.1.2 As inovações poéticas 58
3.2 O compromisso cívico e social do artista 60
3.2.1 A canção de protesto 61
3.2.2 O tempo da ditatura 62
3.2.3 A era dos festivais 63
3.2.4 O imperialismo americano e os meios de comunicações de massa 64
3.2.5 Tropicalistas vs Tradicionalistas 67
4 A obra poético-musical de Chico Buarque 73
4.1 De "unanimidade nacional" a "símbolo da resistência": dois mal-entendidos a esclarecer 73
4.2 Os anos da formação 78
4.2.1 A poética do malandro 79
4.2.2 A música como instrumento de esperança 84
4.3 Os anos da criação 85
4.3.1 A poética da letra de música 86
4.3.2 Para uma nova concepção artística 89
Conclusioni VI
Bibliografia

email me © 2003 - 2023 Maurizio Galdiolo - E-mail: grog53@gmail.com