Música popular - Um tema em debate
José Ramos Tinhorão
|
Edito nel: 1997
Editore/Produttore: Editora 34 São Paulo
Formato: |
INTRODUÇÃO AO DEBATE |
| Samba e marcha: produto urbano |
17 | PROBLEMAS |
| 1. Os pais da bossa nova. O porquê dos nomes |
25 | 2. Rompimento da tradição, raiz da bossa nova |
36 | 3. Caminhos do jazz conduzem à bossa nova |
38 | 4. De como a velha bossa emprestou nome à bossa nova |
41 | 5. Menino Noel Rosa e meninos da bossa nova: um paralelo |
44 | 6. Influência norte-americana vem do tempo do jazz-band |
47 | 7. O samba-canção e o advento dos semi-eruditos |
51 | 8. Samba de 1946: pior produto da política de boa-vizinhança |
56 | 9. "Evolução" do samba é ascensão social |
62 | 10. Bossa Nova (New Brazilian Jazz) |
65 | 11. O mito flor/amor e uma explicação sociológica |
70 | 12. Um equívoco de "Opinião" |
72 | 13. Pos que morrem as escolas de samba |
87 | ESTUDOS: O CHORO |
| 1. Carteiro escreve a memória dos choros |
107 | 2. História dos choros carioca |
112 | 3. Choro: criação de pequeno funcionários |
117 | 4. Como as revistas, o disco e o rádio mataram o choro |
121 | ESTUDOS: MÚSICA DE BARBEIROS |
| 1. Os barbeiros cariocas |
127 | 2. Os barbeiros da Bahia |
136 | 3. A música de barbeiros e as bandas (militares e de coretos) |
140 | ESTUDOS: O CARNAVAL CARIOCA |
| 1. Três século de história |
145 | 2. Carnaval da Praça Onze |
150 | 3. O bonde no carnaval |
161 |
|
Ricerca:
Musibrasil
Non un genere nuovo, ma qualcosa che comincia dove i generi finiscono